18h21min - 28 de Julho de 2015 Atualizado em 18h18min

Judiciário participará das negociações com ocupações da Izidora

Desembargador Alberto Diniz foi indicado para ser o representante do Cejus Social em todas as rodadas de negociação realizadas a partir de agora

Verônica Manevy/Imprensa MG
Desembargador Alberto Diniz e presidente da Cohab, Claudius Vinicius, na reunião com integrantes da ocupação Izidora

O Governo de Minas Gerais realizou nesta terça-feira (28/7) mais uma reunião da Câmara Técnica da Mesa Estadual de Diálogo e Negociação Permanente com Ocupações Urbanas e Rurais e Conflitos Sociofundiários. Dessa vez, o objetivo foi introduzir o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania para Demandas Territoriais Urbanas e Rurais e de Grande Repercussão Social (Cejus Social) nas negociações relacionadas ao conflito instalado nas ocupações da Izidora, na região da Granja Werneck, em Belo Horizonte.

O Cejus Social foi criado, numa iniciativa inédita no país, pelo governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, e o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), Pedro Bitencourt Marcondes, em 1º de julho. Seu objetivo é promover debates e negociações para prevenir, mediar e solucionar, de forma justa e pacífica, os conflitos rurais e urbanos de Minas Gerais.

O desembargador Alberto Diniz foi o indicado para ser o representante do Cejus Social em todas negociações que forem realizadas a partir desta data. “Estarei sempre presente a esta Mesa de Diálogo. O Cejus Social é uma instância convidada a participar das negociações e temos todo o interesse na legitimação de um acordo que seja bom para todos”, disse o desembargador.

O presidente da Companhia de Habitação de Minas Gerais (Cohab-MG), Cláudius Vinicius, que está à frente das negociações em nome do governo mineiro, lembrou da última proposta feita pelo Estado e do item que, atualmente, impede que negociação entre as partes (Prefeitura de BH, ocupações e Direcional Engenharia) seja bem-sucedida. “Temos a proposta de absorver as famílias que estão nas ocupações com o empreendimento feito em duas etapas, para deslocar o menor número de pessoas, sendo garantido um auxílio pecuniário para financiar um abrigo temporário. Em linhas gerais é isso. O que está impedindo  o acordo é que cada ocupação quer preservar parte dos terrenos atuais”, esclareceu Claudius.

As negociações continuam, agora com a participação do Cejus Social.