Governador

16h17min - 26 de Agosto de 2015 Atualizado em 16h19min

Lançamento do Fórum do Território Noroeste reúne 850 pessoas em Patos de Minas

Problemas nas áreas da saúde, educação e infraestrutura foram apresentados durante reunião de instalação do fórum

Carlos Alberto/Imprensa MG
Secretário André Quintão debate prioridades da região durante instalação do Fórum Noroeste, em Patos de Minas

A população dos 30 municípios que integram o Território de Desenvolvimento Noroeste tem até 11 de setembro para levantar suas demandas, a serem apresentadas na segunda rodada do Fórum Regional de Governo, programado para acontecer em Paracatu. Os fóruns foram criados neste ano pelo governador Fernando Pimentel para ser a principal instância de aproximação entre a população e a administração estadual.

Na reunião de Paracatu, serão eleitos os integrantes da comissão que irá discutir e selecionar as prioridades do Território Noroeste para integrar o Plano Plurianual de Ações Governamentais (PPAG), a ser encaminhado para aprovação à Assembleia Legislativa de Minas Gerais, e o Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI). As demandas devem se encaixar em cinco eixos: desenvolvimento produtivo, infraestrutura e logística, saúde e proteção social, segurança e educação e cultura.

Serão escolhidos três prefeitos, um de cada um dos três microterritórios (João Pinheiro, Patos de Minas e Unaí), nove representantes da sociedade civil organizada, nove da sociedade civil não-organizada, além de representantes dos Legislativos e Executivos federal e estadual para compor a comissão.

Nesta quarta-feira (26/8), quando foi aberto oficialmente o Fórum Regional de Governo Noroeste, 850 pessoas compareceram ao encontro, que contou com as presenças do governador Fernando Pimentel e do vice-governador Antônio Andrade, além de secretários estaduais. Nos 12 territórios onde já foram lançados os Fóruns, quase 10 mil pessoas acompanharam a abertura desses grupos de trabalho.

Na parte da tarde, momento em que a metodologia dos grupos de trabalho foi apresentada, os moradores aproveitaram a presença de representantes de diversas secretarias de Estado, entre eles o secretário de Trabalho e Desenvolvimento Social, André Quintão, o secretário-adjunto de Planejamento e Gestão, Wieland Silberschneider, e o secretário-adjunto de Educação, Carlão Pereira, além do coordenador estadual do programa, Fernando Tadeu David, para expor algumas das questões que precisam ser atendidas rapidamente para melhor a vida dos cidadãos.

Entre os temas já apontados estão a necessidade de reestruturação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Patos de Minas, que atende moradores de toda a região, o asfaltamento de estradas que ligam cidades do entorno e uma melhor infraestrutura das escolas e remuneração dos professores. As questões deverão ser incluídas no formulário recebido por cada um dos presentes no encontro desta quarta-feira. “A ideia é que vocês façam uma leitura dos problemas da região e nos apresente nos formulários”, destacou o secretário-adjunto Wieland Silberschneider.

Em apresentação durante a abertura dos fóruns, o secretário de Estado de Governo, Odair Cunha, defendeu a regionalização do Estado e sua divisão em 17 territórios de desenvolvimento. “Essa é uma determinação do governador: vamos trabalhar com as pessoas”, finalizou.