11h36min - 16 de Outubro de 2015 Atualizado em 11h31min

Leitos de UTI adulto são reativados no Hospital São João de Deus, em Divinópolis

Secretaria de Estado de Saúde vai dar aporte financeiro de cerca de R$17 milhões anuais. Serviço deve ser retomado em novembro

O Hospital São João de Deus, em Divinópolis, terá os 20 leitos de UTI adulto reativados, triplicando a quantidade atual de vagas. O serviço foi suspenso em fevereiro deste ano por causa de dívidas deixadas pela gestão anterior.

Desde então, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) abriu diálogo com os gestores locais e agora comemora este passo importante rumo à redução da demanda reprimida de leitos de UTI na região.

Para a manutenção desses leitos, a SES vai dar um aporte financeiro de R$ 1,4 milhão por mês (cerca de R$ 17 milhões anuais). O repasse da verba foi autorizado no último dia 8/10. A primeira parcela será repassada ao município quando o serviço voltar a funcionar. A data prevista é 11 de novembro.

As vagas serão destinadas a internações exclusivamente em caráter de urgência e emergência, e prioritariamente em cardiologia, ortopedia e neurologia de alta complexidade.

A regulação da ocupação de todos os 20 leitos de UTI e de todas as internações serão feitas pela Central de Regulação Oeste  – SES/MG.  O investimento será usado ainda na ampliação do acesso a internações de urgência e emergência.

Também é condicionante para o repasse dos recursos pela SES a assinatura de termo aditivo ao instrumento de repasse já existente entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Divinópolis e o Hospital São João de Deus, que atualiza a parceria entre Estado e município.

Além disso, a SMS de Divinópolis deverá manter um gestor de contrato para atuar junto ao Hospital São João de Deus, SES e SMS de Divinópolis.

Para concretizar a parceria, a Secretaria Municipal de Saúde deverá encaminhar à Diretoria de Informações em Saúde da SES/MG, em até 30 dias após o repasse do recurso, o Relatório Circunstanciado comprovando o efetivo pagamento ao prestador de serviços, sob pena de bloqueio dos próximos ressarcimentos.

As demais parcelas serão repassadas trimestralmente, no valor de até R$4.296.000,00, também mediante prestação de contas.

“Retomamos a negociação e, com a liberação de recursos, além das vagas de terapia Intensiva do Hospital São João de Deus, será ativada a sala vermelha. Isso ampliará o acesso da população aos serviços de urgência e emergência, beneficiando mais de 1.254.000 habitantes do Oeste mineiro” comemora o secretário de Estado de Saúde, Fausto Pereira.

Sobre o hospital

O Hospital São João de Deus possui 381 leitos totais, com 245 leitos destinados ao SUS e destes 10 são de UTI para adultos, seis de UTI neonatal e dois de UTI pediátrica.

Trata-se do único hospital da região com habilitações e capacidade operacional de realização de procedimentos de alta complexidade em oncologia, cardiologia, ortopedia, neurologia e terapia renal substitutiva.