18h37min - 21 de Maio de 2015 Atualizado em 18h49min

Livro sobre teorias e práticas em relação à Dengue é lançado em Belo Horizonte

Obra teve pré-lançamento na Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG). Pesquisadores de diversas áreas analisam tema de forma mutidisciplinar

Omar Freire/Imprensa MG
Secretário de Saúde, Fausto Pereira dos Santos, destacou a contribuição para o controle da dengue

A Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG) foi palco, nesta quinta-feira (21/5), do pré-lançamento do livro "Dengue: teorias e práticas". Iniciativa do Centro de pesquisas René Rachou (Fiocruz Minas) e a Editora Fiocruz, a obra, organizada por Denise Valle, Denise Nacif Pimenta e Rivaldo Venâncio da Cunha, analisa a dengue sob a perspectiva multidisciplinar de 36 pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento (comunicação, epidemiologia, ciências exatas, ciências sociais, entre outras).

Na ocasião, o secretário de Estado de Saúde Saúde, Fausto Pereira dos Santos, destacou o desafio de organizar um livro com essa complexidade e parabenizou os organizadores da obra e também ressaltou a contribuição para o controle da dengue. “Ainda não conseguimos acabar com a dengue, porém temos conseguido enfrentá-la. Este livro representa uma grande contribuição para a saúde pública e esperamos conseguir capitanear o conjunto de informações presentes nesta obra e aplicar na nossa prática cotidiana”, apontou.

De acordo com Denise Valle, uma das organizadoras do livro, a dengue é um problema que transcende uma área de conhecimento. Para ela, embora a doença represente um problema para a sociedade, há, no país, muita competência técnica para conseguir lidar com o problema. A dificuldade, de acordo com Denise, está na mudança de comportamento das pessoas. “Ter o conhecimento não reflete na mudança do comportamento das pessoas”, comentou.

Também participaram da solenidade,o secretário municipal de Saúde de Belo Horizonte, Fabiano Geraldo Pimenta Júnior, a diretora do Centro de Pesquisas René Rachou, Zélia Profeta, a diretora da Escola de Saúde Pública, Roseli Sena e técnicos e servidores da Fiocruz, SES-MG e ESP-MG.

O livro

A obra é variada e trata de diversos assuntos que envolvem a doença: histórico; controle químico do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue; desenvolvimento de vacinas; manejo clínico do paciente; participação social no controle da dengue, práticas de comunicação que auxiliam no controle da doença, dentre outros.

Clique aqui para mais informações sobre a obra