Minas por Região
Educação

13h59min - 07 de Outubro de 2013 Atualizado em 14h05min

Magistra promove congresso de práticas educacionais voltadas ao ensino básico

Encontro com educadores da rede estadual tem início nesta segunda-feira (7) com atividades previstas para toda a semana

Marcos Alves/Magistra
Evento teve início nesta segunda-feira com o credenciamento dos educadores participantes
Evento teve início nesta segunda-feira com o credenciamento dos educadores participantes

Durante esta semana, escolas estaduais mineiras vão compartilhar experiências desenvolvidas com os alunos da educação básica. O “II Congresso de Práticas Educacionais: forma de planejar e agir do professor no cotidiano das escolas” tem foco em iniciativas desenvolvidas com os alunos dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º anos) e ensino médio. O encontro é realizado no Canto da Siriema, em Jaboticatubas, e tem a seleção de 217 projetos pedagógicos bem sucedidos desenvolvidos nas escolas da rede de todas as regiões de Minas Gerais.

“O congresso possibilita a divulgação dessas práticas que dão certo e enriquecem a escola em seu cotidiano. Tivemos uma adesão muito positiva, o que significa que o evento virou uma prática da Secretaria de Estado de Educação”, avalia a diretora da Magistra, Angela Dalben. A Magistra - Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores é responsável pela organização do congresso.

Os projetos foram selecionados pelas 47 Superintendências Regionais de Ensino. O congresso reúne 385 educadores de escolas estaduais, além de servidores das regionais de ensino, com um público total estimado em 475 pessoas.

Todos os projetos selecionados foram registrados em um CD que será distribuído aos participantes durante o evento. O material tem a inscrição na Biblioteca Nacional e será mais uma fonte de informação para os educadores no desenvolvimento de suas práticas educacionais. “Esse ano, nós privilegiamos anos finais do ensino fundamental e ensino médio. Na edição do ano passado verificamos que houve muitos trabalhos que privilegiam os anos iniciais com ações de alfabetização e letramentos. Neste ano o foco mudou, porque queremos dar evidência a esse segmento”, lembra Angela Dalben.

Em mesas redondas temas como a “Didática e a formação continuada de professores: conexões entre o saber e o fazer pedagógico” e “Ser professor: os desafios do profissional da educação na contemporaneidade” serão abordados com o público participante durante a semana.

Uma edição especial do programa Roda de Conversa também vai integrar a programação do encontro. O tema “Inclusão Social e a realidade educacional: os desafios da escola contemporânea” será debatido com especialistas a partir da mediação de um apresentador. O público do encontro também poderá interagir com questionamentos, relatos de experiências e posicionamentos, ajudando na discussão da temática.

Minicursos

Entre os dias 8 e 10 de outubro, os educadores poderão participar de minicursos voltados a temas diversos como “Práticas pedagógicas e o diálogo transdisciplinar entre a História e a Matemática”; “Música do Corpo”; “Um novo olhar para o desenho”; “Escrever com prazer: escrita e tipos textuais”; e “Trabalho em equipe: os desafios da diversidade no espaço escolar”.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato