Copa do Mundo

16h56min - 28 de Maio de 2014 Atualizado em 09h42min - 29 de Maio de 2014

Mais de 180 jovens recebem certificados de proficiência em inglês e espanhol do Plug Minas

Iniciativa, que formou sua primeira turma, visa atender a demanda por pessoas que falem mais de uma língua, tendo em vista a realização da Copa do Mundo no Brasil

Renato Cobucci/Imprensa MG
Solenidade de entrega dos certificados aos jovens foi realizada nesta terça-feira, em Belo Horizonte

O Plug Minas entregou certificados de proficiência em inglês e espanhol a mais de 180 alunos, nesta terça-feira (27/05). Eles são formandos do primeiro curso realizado pelo Plug Minas, por meio do Laboratório de Culturas do Mundo, núcleo criado por iniciativa da Coordenadoria Especial da Copa do Mundo e do Sebrae-MG, com o intuito de atender à demanda por pessoas que falem mais de uma língua, tendo em vista a Copa do Mundo que começa no dia 12 de junho.

As aulas, ministradas a partir de parcerias com as escolas de idiomas Cultura Inglesa e Associação Hispano Brasileira Instituto Cervantes, foram realizadas durante dois anos e meio. Nesse período, os alunos, com idade entre 14 e 24 anos, além de aulas teóricas, também participaram de atividades extracurriculares relacionadas aos países falantes do idioma estudado, maximizando as possibilidades de uso real da língua estrangeira.

A possibilidade de participar de um curso de idiomas abriu portas para os jovens antes mesmo da formatura. Na Copa das Confederações, em 2013, o aluno Luiz Guzo, de 20 anos, foi contratado por uma empresa alemã para atuar na área de logística no Mineirão. A função exercida, no entanto, foi alterada devido ao idioma. “Como tínhamos chefes alemães e os demais funcionários não falavam inglês, eu acabava atuando como um tradutor, um intermediário entre os supervisores e os trabalhadores”, contou. O desempenho do jovem agradou tanto que novamente ele foi contratado pela empresa, desta vez para estar na Copa do Mundo. Na próxima semana, Guzo viaja para Porto Alegre e trabalhará no estádio Beira Rio. “Quando comecei o curso, não imaginava que fosse participar de eventos grandiosos como esses. A oportunidade surgiu, me apeguei a ela e pretendo fazer novamente um bom trabalho”, garante.

Formanda do curso de espanhol, Ana Carolina Costa, de 20 anos, mostrou toda a sua satisfação com a iniciativa. “Não tenho nem palavras para descrever a minha alegria por ter participado dessa capacitação. E não falo só por mim. Todos os meus colegas também estão muito felizes pela oportunidade que foi dada de aprendermos outra língua”, afirma. Na fase de aprendizado, ela considera importante o contato que tiveram com nativos de países cujo espanhol é o principal idioma. “No ano passado, no amistoso entre Brasil e Chile, no Mineirão, pudemos conversar com torcedores chilenos, ajudá-los no acesso ao estádio, o que foi fundamental para nossa motivação no curso”, disse.

Graças ao Plug Minas, Ana agora é professora de espanhol. Há duas semanas, ela ministra aulas em uma escola de acompanhamento escolar e pensa em ir mais longe. “Vou me preparar agora para prestar vestibular para Letras, me aprimorar ainda mais no espanhol e poder ensinar esse idioma que é tão importante hoje em dia”, contou empolgada.

Desempenho e legado

Isabela Beraldo, coordenadora do Núcleo Laboratório de Culturas do Mundo, avaliou como positivo o desempenho da primeira turma dos cursos de idiomas do Plug Minas. “Tivemos um curso bastante proveitoso e os alunos ficaram bastante satisfeitos. Já temos jovens inseridos no mercado de trabalho e alguns que atuarão na Copa do Mundo devido à proficiência obtida na capacitação oferecida, o que nos deixa muito felizes. Isso mostra que chegamos ao objetivo esperado”, destacou.

Para o secretário de Estado de Turismo e Esportes, Tiago Lacerda, a capacitação de jovens é uma das heranças que a Copa do Mundo deixará. “Muito se fala em legado, no que o Mundial vai deixar de bom para o Brasil. O ensino oferecido a esses jovens é um desses benefícios. Daqui eles saem falando um segundo idioma, aptos a atuarem no mercado de trabalho e terem um diferencial a seu favor”, comentou.

Plug Minas

O Plug Minas é um projeto do Governo de Minas voltado para jovens de 14 a 24 anos, estudantes da rede pública de ensino. Organizado em núcleos, o projeto oferece atividades de formação, produção e experimentação em diversas áreas, pautadas pela cultura digital e pelas artes. Arrojado e inovador, o Plug Minas promove o uso diferenciado e a apropriação da tecnologia, das artes e do empreendedorismo com o objetivo de atender a duas das principais demandas dos jovens na atualidade: a formação de qualidade e o acesso ao mercado de trabalho.