Copa do Mundo

17h22min - 17 de Junho de 2014 Atualizado em 17h55min

Mais de 56 mil torcedores agitam o Mineirão em partida entre Bélgica e Argélia

Torcida mais contagiante foi a dos argelinos; vitória dos belgas, no entanto, entusiasmou brasileiros que também foram ao estádio

Gil Leonardi/Imprensa MG
Belgas foram os grandes vitoriosos na partida contra a Argélia nesta terça-feira (17/06)

O Mineirão recebeu um público de 56.800 pessoas para seu segundo jogo de Copa do Mundo, entre Bélgica e Argélia, nesta terça-feira (17). No primeiro jogo, 57.176 torcedores assistiram à primeira partida, entre Colômbia e Grécia. Nas arquibancadas, a festa mais contagiante foi a dos argelinos, enquanto a seleção vencia a Bélgica por 1 a 0. Já no segundo tempo, belgas e brasileiros vibraram mais alto, empolgados com o placar final de 2 a 1 para os belgas.

Antes de o jogo começar, o ex-jogador Roger, do Cruzeiro, exaltou a qualidade da equipe belga. "A Bélgica tem um bom time, jogadores muito bons, com destaque para o Eden Hazard", disse o comentarista da TV Globo sobre o atacante belga, que joga no Chelsea.

O idioma francês predominava em várias áreas do estádio, uma vez que as duas seleções representam países francófonos. Uma longa “ola” de três voltas fez o estádio se levantar numa festa de confraternização semelhante à realizada na primeira partida do Mineirão, entre Colômbia e Grécia.

Os argelinos animaram sua seleção do início ao final com frases de incentivo como "one, two, three, vive L'Algérie". Vários deles investiram em paramentos, como perucas e mantos, além de caras pintas de verde e vermelho. No local onde a grande maioria ficou concentrada havia muitas mulheres, poucas como véus e várias com perucas. A religião islâmica impõe uma série de restrições às mulheres, mas, ainda assim, foi possível observar a descontração delas por estarem no estádio.

O técnico da Argélia, Vahid Halilhodzic, técnico da Argélia, lamentou o resultado. “O jogo foi decidido nos detalhes e no talento do nosso adversário”, admitiu. Segundo o jogador belga Kevin de Bruyne, eleito o melhor em campo desta partida, a diferença foi a qualidade do passe, mas a equipe argelina jogou de forma organizada. “Tínhamos que ser pacientes contra uma equipe como a Argélia, mas em nenhum momento duvidei da nossa capacidade de reverter a situação”, declarou, após a partida.

A partida ocorreu sem transtornos. Foram realizados 60 atendimentos médicos dentro do Mineirão, segundo a FIFA, e um atendimento fora do Mineirão, no Posto Médico Avançado (PMA) montado nos arredores do estádio. Nenhum caso é grave, segundo a Prefeitura de Belo Horizonte e a Secretaria de Estado de Saúde. Nenhum atendimento no Pronto-Socorro João XXIII relacionado à Copa do Mundo tampouco foi registrado nesta terça-feira (17/06).

A Polícia Militar de Minas Gerais registrou apenas duas ocorrências  no estádio, ambas envolvendo cambistas.

Estrutura de saúde e segurança

Governo de Minas Gerais, por meio de suas forças de segurança e da Secretaria de Estado de Saúde, preparou uma estrutura completa para garantir a tranquilidade dos torcedores no Mineirão. As ações de segurança realizadas pela Polícia Militar de Minas Gerais neste sábado, em Belo Horizonte, contaram com cerca de 12 mil policiais, o que inclui atuação na imediações do Mineirão e apoio às delegações estrangeiras no estado.

Corpo de Bombeiros utiliza, nos arredores do Mineirão, um Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICCM) – carreta que possui sistema completo de comunicação e videomonitoramento, além de uma plataforma integrada de inteligência para a gestão de grandes eventos e ocorrências, apresentando um mapa de viaturas disponíveis e recursos como hospitais e unidades policiais.

O planejamento do Corpo de Bombeiros garante, ainda, a segurança na Fifa Fan Fest, no Expominas. Todas as forças de segurança receberam treinamento especial para lidar com turistas, como cursos de língua estrangeira e turismo.

Ainda com relação aos equipamentos, helicópteros, simuladores, robôs, armas especiais e até um imageador aéreo estão sendo utilizados nas ações desenvolvidas pelas forças de segurança do Estado nas imediações do estádio. Uma delegacia-móvel montada em um ônibus devidamente equipado é utilizada para reforçar a atuação da Polícia Civil de Minas Gerais. A delegacia-móvel opera, também, nas imediações da Fan Fest, na Expominas.

Além disso, um Posto Médico Avançado (PMA) foi montado na Av. C esquina com Av. Abrahão Caram, com cerca de 80 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros e técnicos, além de equipamento para atendimento de urgência e emergência de última geração. Dois helicópteros do Corpo de Bombeiros, além da equipe da corporação, também estavam à disposição dos torcedores. A Fan Fest, no Expominas, também conta com estrutura similar.

O próximo jogo no Mineirão será no próximo dia 21, às 13h, entre Argentina e Irã.