18h12min - 25 de Maio de 2015 Atualizado em 18h10min

Mapeamento de grupos de Folia de Reis chega ao Noroeste de Minas

Paracatu recebe de 26 a 28 de maio curso para realização de inventário de uma das mais tradicionais manifestações culturais do estado

Será realizado em Paracatu, na Região Noroeste de Minas Gerais, entre os dias 26 e 28 de maio, um curso de capacitação em processos de pesquisa do patrimônio cultural imaterial. O treinamento faz parte do projeto “inventário das Folias de Reis em Minas Gerais”, promovido pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha), com o objetivo de criar uma plataforma colaborativa, em que poder público, pesquisadores e sociedade civil possam contribuir com informações sobre os grupos de Folia de Reis existentes no estado. Ações como curso de capacitação, mobilização e palestras com ênfase na valorização do bem cultural serão desenvolvidas esse ano em parceria com as prefeituras mineiras.

Para o gerente de patrimônio imaterial do Iepha, Luis Gustavo Molinari Mundim, um dos focos do projeto é construir um banco de informações sobre a Folia de Reis. “Através de um termo de cooperação, todos poderão contribuir no processo de levantamento de dados sobre esse bem cultural tão importante para Minas”, afirma o gerente. Outro objetivo é, com base nos estudos realizados, propor e implementar políticas públicas para salvaguardar o bem.

O município de Paracatu, por meio da Associação dos Municípios do Noroeste de Minas Gerais, é o segundo a receber o curso de capacitação. A expectativa da Secretaria Municipal de Cultura da cidade é que cerca de 50 pessoas, representando os 19 integrantes da associação, participem do treinamento entre terça e quinta-feira desta semana. Em 2014, foi realizado em Uberaba, no Triângulo Mineiro, um curso piloto para identificar as características das folias. Estima-se que somente no município exista, aproximadamente, cerca de 180 “ternos de reis”, um número significativo e que dá indícios do contingente que poderá ser identificado em todo o estado. O curso de capacitação aborda questões teóricas e práticas relacionadas aos processos de pesquisa do patrimônio cultural imaterial, focando na metodologia desenvolvida e adotada pelo Iepha em trabalho de reconhecimento dos bens de natureza imaterial.

Folia de Reis em Minas

As Folias de Reis são festejos de vieram da Europa, comemorados como forma de rememorar a história bíblica da viagem dos três Reis Magos, que saíram de suas regiões em busca do Menino Jesus para presenteá-lo. A tradição é de origem ibérica e posteriormente transmigrada para a América Portuguesa. O rito apresenta essencialmente o canto, a dança e o teatro, e por meio dessas expressões os foliões articulam a fé com o divertimento, a junção entre o sagrado e o profano.