Segurança / Defesa Social

17h39min - 16 de Dezembro de 2014 Atualizado em 17h40min

Mascote da Polícia Civil vira ajudante de Papai Noel e faz a alegria de crianças carentes na capital

Na manhã desta terça-feira (16), as crianças da Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) Zilah Sposito receberam a visita do Papai Noel e do Tirinha

Raquel Melquiades
O mascote da Polícia Civil, o Tirinha, visitou a (Umei) Zilah Sposito

O Natal chegou mais cedo para as crianças que frequentam a Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) Zilah Sposito, na Região Norte de Belo Horizonte. Na manhã desta terça-feira (16), elas receberam a visita do Papai Noel, que chegou ao local acompanhado por um ajudante inusitado: a mascote da Polícia Civil, o Tirinha. A festa ficou completa quando uma equipe de policiais e funcionários administrativos do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran/MG) começou a entregar à garotada os cerca de 400 presentes que arrecadaram entre os colegas para atender aos pedidos feitos pelos meninos em cartas enviadas ao Papai Noel, pelos Correios.

A recepção aconteceu no refeitório da Umei, ao som de músicas natalinas, com direito até a uma mensagem em forma de poema, lida pelos alunos ao “bom velhinho” e a seu ajudante Tirinha. De sala em sala, os servidores foram entregando presentes como bolas, bonecas, sapo de pelúcia, ioiô, cadeira de plástico, uma saia rosa e até uma bicicleta. As crianças, todas da faixa etária entre 1 e 5 anos, receberam também guloseimas e tiraram de inúmeras fotos com os dois personagens.

A emoção tomou não só dos garotos, mas também dos policiais e servidores que contribuíram para a festa. "Trazer a Polícia Civil para perto da comunidade e ter a chance de compartilhar desta alegria é gratificante. Permite ainda que a gente mostre a essas crianças que nós, policiais, fazemos mais do que prender bandidos e agir no combate ao crime", destacou a policial e voluntária, Sinara Araújo Bastos.

Sonho realizado

Para o coordenador da campanha e funcionário dos Correios, Paulo Fernando de Almeida Júnior, que atuou como Papai Noel, a parceria firmada com a Polícia Civil deu um brilho especial à comemoração. “Sempre é bom lidar com as crianças, ainda mais quando encontramos parceiros que se dedicam tanto quanto a gente a vê-las felizes, como ocorreu com a Polícia Civil. Isso sem falar na receptividade da escola, personalizado no carinho que nos dispensou a diretora Daniela Paim."

O garoto Rafael, de 6 anos,  ficou eufórico ao ver seu desejo realizado. "Meu sonho era ter uma bicicleta", disse, ao receber o presente que tinha pedido ao Papai Noel em sua carta. Em sua comemoração, ele se juntou ao coleguinha David Emanuel,  de 5 anos, que fez questão de exibir o presente que ganhou. Após a distribuição dos presentes, pais e professores agradeceram aos voluntários pela alegria proporcionada aos pequenos.