16h28min - 20 de Julho de 2015 Atualizado em 16h28min

Medalhistas de ouro da 10ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática são premiados

Das 501 medalhas entregues em solenidade no Rio de Janeiro, 153 foram para estudantes mineiros

Gabriel Brito Alkmim é aluno do 8º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Eloy Pereira, em Montes Claros. No último final de semana, o estudante viajou, pela primeira vez, para o Rio de Janeiro. A viagem teve um motivo especial. Nesta segunda-feira (20/7), Gabriel recebeu sua primeira medalha de ouro da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep).

“Participei pela primeira vez da Obmep ano passado e já ganhei medalha. Estudei bastante em casa para isso e foi muito bom ganhar. Depois que a gente ganha a primeira, dá vontade de ganhar outras”, conta o estudante. A cerimônia nacional de premiação da competição foi realizada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Minas Gerais é o Estado com o maior número de medalhistas de ouro. Na edição de 2014, das 501 medalhas de ouro distribuídas, 153 foram conquistadas por estudantes mineiros. As medalhas foram disputadas por 18.192.526 estudantes matriculados em 46.711 escolas públicas (federais, estaduais e municipais) de 5.533 municípios (99.41 % do total).

Homenagem

Durante a cerimônia, foram homenageados 10 alunos e 10 professores que marcaram os 10 anos da Obmep.  Por Minas Gerais, o professor Geraldo Amintas da Escola Estadual Terezinha Pereira, no município de Dores do Turvo; e a professora Maria Botelho Alves Pena, da Escola Estadual Messias Pedreiro, em Uberlândia.

Dentre as escolas municipais e estaduais (não seletivas) que participaram da Obmep 2014 e que conseguiram maior número de medalhas de ouro, estão duas da rede estadual mineira. A Escola Estadual Cel. José Ildefonso, de Piranga, cidade com 17 mil habitantes, e a Escola Estadual Quinzinho Inácio, de Senhora de Oliveira, cidade com 5,6 mil habitantes.

A Obmep

A Olimpíada é dividida em três níveis. O primeiro é composto por estudantes do 6º e 7º anos do ensino fundamental. No segundo, fazem as avaliações alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental. Já o 3º nível é composto por estudantes do ensino médio.

Criada em 2005, a Obmep busca estimular e promover o estudo da Matemática entre os alunos das escolas públicas, além de contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica. A primeira edição da Olimpíada envolveu 10,5 milhões de alunos de 31 mil escolas (localizadas em 93,5% dos municípios brasileiros). A competição é promovida pelos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia e é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Aplicada (Impa) e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Minas na liderança

Na 10ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), Minas Gerais ocupou, pela oitava vez consecutiva, o primeiro lugar no ranking de medalhas da competição, tanto no número total, quanto no número de medalhas de ouro. De acordo com o site da Olimpíada foram 153 medalhas de ouro, 413 de prata e 1.080 de bronze, totalizando 1.646 medalhas conquistas na última edição realizada.