Minas por Região
Saúde

13h00min - 01 de Abril de 2015 Atualizado em 18h21min - 31 de Março de 2015

Médicos do HPS João XIII alertam para os riscos de fraturas na água durante a Semana Santa

Mergulho em águas rasas é a quarta causa de lesão medular no país, segundo Ministério da Saúde. Quantidade de casos no HPS aumenta em feriados prolongados

Divulgação Corpo de Bombeiros
Resgate deve ser feito por especialistas
Resgate deve ser feito por especialistas

O mergulho em águas rasas é a quarta causa de lesão medular no país, segundo dados do Ministério da Saúde (MS). No Hospital de Pronto Socorro João XXIII (HPS), referência em atendimentos a traumas, a quantidade de fraturas causadas por imprudência em piscinas, lagoas e cachoeiras aumenta em feriados prolongados como a Semana Santa. Não há dados específicos porque no HPS este tipo de atendimento é registrado pelo tipo de lesão e não pela causa.

Mas segundo o chefe da Clínica de Neurologia do, Rodrigo Faleiro, o problema é grave. Ele explica que mergulhos em águas rasas e  saltos podem causar traumatismos crânio-encefálico (TCE) e raquimedular (TRM), que podem levar a uma paraplegia (paralisadas pernas) ou tetraplegia (paralisia dos braços e pernas) ou ainda a problemas neurológicos. “Brincadeiras na água podem se transformar em um acidente grave. Principalmente se estiver relacionado ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas porque as pessoas ficam com menos reflexos” alerta o médico.

Como agir em caso de acidentes na água

O socorro deve ser especializado já que alguns movimentos feitos por leigos podem agravar a lesão. Enquanto isso, imobilize a vítima deitando-a em um lugar o mais reto possível.  Não teste seus movimentos pois isso pode lesar a coluna. Tente acalmá-la até que o resgate chegue.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato