14h54min - 04 de Agosto de 2015 Atualizado em 14h50min

Minas abre a etapa estadual dos Jogos Escolares e lança o Programa Transforma

Ferramentas pedagógicas valorizam a prática esportiva escolar. Núcleo de Articulação Minas 2016 inicia a contagem regressiva para os Jogos Olímpicos

Secretaria de Estado de Esportes (Seesp) e a Secretaria de Estado de Educação (SEE) lançam, nesta terça-feira (4/8), às 20h, em Uberaba, no Triângulo Mineiro, o Programa Transforma para as escolas da rede estadual de ensino. A iniciativa, realizada em parceria com o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016, vai oferecer informação, orientação e inspiração para que as escolas criem e desenvolvam práticas pedagógicas que integrem as Olimpíadas e seus valores na rotina escolar.

Na ocasião também vai ocorrer a abertura da etapa estadual dos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg), mais uma ação conjunta entre a SEE e a Seesp. A competição e o Programa Transforma possuem objetivos estratégicos confluentes. São ferramentas pedagógicas que valorizam a prática esportiva escolar e a construção da cidadania dos jovens de forma educativa e democrática. A solenidade do Jemg reunirá aproximadamente 5,6 mil alunos-atletas de 227 municípios, envolvendo 672 escolas públicas e particulares.

O lançamento será feito pela superintendente de Desenvolvimento da Educação Infantil e Fundamental, Gláucia Aparecida Vieira, e pelo secretário de Esportes, Carlos Henrique, que também é o coordenador do Núcleo de Articulação Minas 2016. O núcleo é responsável por promover as ações necessárias para a realização dos Jogos Olímpicos no estado e para a recepção das delegações olímpicas e paralímpicas que treinarão em Minas .

Implantação do Programa Transforma

Com foco no fortalecimento do papel do jovem como agente de transformação, o Programa Transforma possui linhas de atuação voltadas à vivência dos valores olímpicos e paralímpicos; ao estímulo da prática esportiva e à vida saudável; e ao engajamento nos Jogos. Com isso, busca-se a melhoria do fluxo e do desempenho dos alunos dos ensinos fundamental e médio e de suas relações pessoais no ambiente escolar e assim deixar um legado educacional.

A primeira fase do programa será voltada à capacitação de analistas educacionais das 47 Superintendências Regionais de Ensino, que apoiarão suas escolas nas ações do programa. Também haverá a oferta de cursos de formação online para os supervisores escolares, professores de Educação Física e educadores que atuarão como tutores dos alunos no papel de agentes jovens.

Todos esses profissionais serão capacitados a partir da adesão de suas escolas ao programa. O curso conta com a oferta de materiais didáticos que auxiliarão no trabalho dos Jogos Olímpicos como tema transversal nas diversas disciplinas cursadas no ensino básico.

Cada escola receberá uma placa dizendo que ela participa do programa. A iniciativa contará ainda com a realização de desafios e oficinas para as escolas participantes. Em todas essas atividades, os agentes jovens atuarão como multiplicadores das boas práticas que o esporte pode proporcionar.

Sobre o Jemg

O Minas Olímpica/Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg) é o maior e o mais importante programa esportivo-social do estado. Podem participar da competição escolas públicas e particulares do ensino fundamental e médio, dos 853 municípios mineiros.

A edição de 2015 atingiu, no início do ano, o número recorde de 813 municípios inscritos e irá envolver mais de 160 mil alunos, 8 mil professores, 16 mil profissionais envolvidos, 3 mil empregos diretos e 8 mil indiretos, além de 500 mil espectadores.

O Jemg objetiva aumentar do vínculo aluno-atleta com a escola, contribuindo com a diminuição da evasão escolar, além de possibilitar a identificação de novos talentos esportivos. Por abranger diversas regiões do estado, o Jemg atua como canal de integração, sociabilidade e aprendizado dos alunos-atletas envolvidos nos jogos.

A competição acontece em quatro etapas, em dois módulos. Módulo I, com alunos de 12 a 14 anos (nascidos em 2003, 2002 e 2001) e o Módulo II, de 15 a 17 anos (nascidos em 2000, 1999 e 1998).

As modalidades disponíveis no Jemg 2015 são: atletismo, atletismo PCD, badminton, basquete, bocha, ciclismo, futsal, futebol de 5 (masculino), futebol de 7 (masculino), ginástica artística, ginástica rítmica (feminino), ginástica de trampolim, goalball, handebol, judô, judô PCD, luta olímpica, natação, natação PCD, peteca, tênis de mesa, tênis de mesa PCD, tênis em cadeira de rodas, voleibol, voleibol de praia, voleibol sentado e xadrez, nos naipes masculino e feminino.

Núcleo de Articulação Minas 2016

O Governo de Minas Gerais criou o Núcleo de Articulação Minas 2016 com vista aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. O objetivo da comissão é promover as ações necessárias para a realização dos jogos previstos (torneio olímpico de futebol), para a recepção das delegações que treinarão em Minas Gerais e para o revezamento do Tour da Tocha que percorrerá 43 municípios mineiros.

O Núcleo é formado por 16 secretarias e liderado pelo secretário de Estado de Esportes, Carlos Henrique. A competição será realizada no período de 5 a 21 de agosto de 2016. Já os Jogos Paralímpicos ocorrerão no período de 7 a 18 de setembro do mesmo ano.