Trabalho / Social

17h34min - 02 de Março de 2015 Atualizado em 17h34min

Minas avança com a criação do Plano Estadual de Desenvolvimento da Economia Solidária

Seminário debateu durante três dias metas para fortalecer setor que já cria trabalho e renda para milhares de famílias mineiras

Paulo Bellardini
Participantes acompanharam debates e palestras sobre metodologias participativas e a construção de planos

A Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese) realizou nos dias 27 e 28 de fevereiro e 1º de março o “Seminário de Construção do Plano Estadual de Desenvolvimento da Economia Popular Solidária”. O secretário de Trabalho e Desenvolvimento Social, André Quintão, esteve presente na abertura do evento e enfatizou o processo participativo dentro do planejamento do governo de Minas, seguindo a principal diretriz do governador Fernando Pimentel, que é “ouvir para governar”. De acordo com André Quintão, o Plano Estadual tem grande relevância no atual contexto de participação popular.

“Por isso quero receber este plano como um subsídio importante no planejamento do conjunto da secretaria e do governo” ressaltou.  O seminário contou com a participação de representantes dos 11 Fóruns Regionais de Economia Popular Solidária, autoridades e convidados. Os fóruns representam as regiões do Triângulo, Sul de Minas, Vale do Mucuri, Vale do Rio Doce, Zona da Mata, Noroeste, Norte de Minas, Jequitinhonha, Campo das Vertentes, Metropolitana e Médio Piracicaba.

No primeiro dia, os participantes acompanharam debates e palestras sobre metodologias participativas e a construção de planos, atividades para esclarecer aos representantes a metodologia utilizada e a importância das proposições a serem avaliadas. No sábado foram divididos os quatro grupos de trabalho nos seguintes eixos: conhecimento, educação, formação e assessoramento – produção, comercialização e consumo sustentáveis – financiamento, crédito e finanças solidárias – ambiente institucional, legislação e integração de políticas públicas.

Proposições

As proposições utilizadas para elaboração do Plano foram construídas nas Conferências Regionais de Economia Popular Solidária, realizadas durante o primeiro semestre de 2014, bem como aquelas compiladas pela comissão de metodologia após a III Conferência Estadual de Economia Popular Solidária, em junho de 2014, no relatório final encaminhado à Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES).

O documento, abrangendo os quatro eixos, será encaminhado à Sedese até sexta-feira (6) março para correção e adequação. Em seguida, a secretaria realizará a impressão oficial a ser entregue pelo movimento ao secretário de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social, André Quintão, ao presidente da Assembleia de Minas Gerais, Adalclever Lopes, ao Fórum Mineiro de Economia Popular Solidária e à SENAES. O prazo para entrega da versão oficial do Plano é até o final de março.

Expectativa

A presidente do Conselho Estadual de Economia Popular Solidária, Maria Geralda de Souza Lopes também vê, no Plano, um grande passo para a evolução do setor.  “Conseguimos fazer as conferências, além de várias outras ações e precisamos avançar mais, porque existe uma população que necessita de viver da economia solidária. Precisamos colocar as políticas públicas em ação”, declarou.

Edna Leite Ramos veio de Poços de Caldas, no Sul do Estado. Ela atua em uma organização coletiva de mulheres vítimas de violência, que trabalham com artesanato. Para Edna, o seminário representou um diálogo completo entre representantes da EPS, governo e sociedade. "A expectativa é que de fato, as propostas que saíram no ano passado nas conferências regionais, estadual e nacional sejam de fato implementadas”, afirmou.

Expectativa semelhante tem Neuza Maria Ferreira. Neuza integra uma cooperativa, formada por oito mulheres que trabalham na confecção de bolsas, no bairro Minas Brasil, em Belo Horizonte. “Esse movimento está mais forte, só quem está dentro sabe como ele faz diferença na sua vida. Neste seminário, ouvir o secretário André Quintão, que está conosco há muito tempo, nos dá uma visão de como esse governo vai atuar, o que nos proporciona grande expectativa”, avalia.