Esportes | Turismo

09h32min - 10 de Abril de 2014 Atualizado em 09h33min

Minas Gerais apresenta seus centros de treinamento em evento para comitês olímpicos

Rogério Romero apresentou material informativo sobre os dezesseis centros de treinamento localizados no Estado

Minas Gerais marcou presença no Dia Aberto para Comitês Olímpicos Nacionais (Cons), realizado no Rio de Janeiro nessa terça (8) e quarta-feira (9). O encontro tem o objetivo de atualizar, ao mesmo tempo, os comitês sobre os preparativos para os Jogos e de levá-los para conhecer os locais de competição. Representantes dos Cons visitaram as instalações do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™. Depois foram para o Maracanã e seguiram com mais atualizações sobre os jogos. Outro encontro está previsto para acontecer no segundo semestre desse ano.  Em 2013 foram organizados duas edições do “Dia Aberto aos Comitês Olímpicos Nacionais”.

Na oportunidade, o secretário-adjunto de Turismo e Esportes, Rogério Romero, apresentou aos representantes de 18 Cons material informativo sobre os 16 centros de treinamento localizados no Estado, contendo dados como infraestrutura disponível para receber diversas modalidades. Romero explica que o Estado desenvolveu o programa Minas 2016 - de Captação e Recepção de Equipes Estrangeiras - para auxiliar os centros de treinamento a atrair delegações internacionais e recebê-las durante sua aclimatação para os Jogos de 2016 em Minas Gerais. “Esse programa gera uma potencialização dos intercâmbios, entre as mais diversas modalidades, em 2014, 2015 e 2016. Para atrair mais equipes, produzimos um novo material contendo todas as informações atualizadas das instalações de Minas Gerais, aprovadas pelo CO Rio 2016™”, explica.

A iniciativa, destaca o secretário-ajunto, “já está rendendo bons frutos para Minas Gerais”. Isso porque a Associação Olímpica Britânica (BOA, na sigla em inglês) confirmou que as equipes olímpicas da Grã-Bretanha irão treinar em Belo Horizonte e região. A Irlanda também já fechou o acordo para se hospedar em terras mineiras e ficará com suas equipes olímpicas e paralímpicas em Uberlândia, na região do Triângulo Mineiro.

“Isso representa perspectivas de desenvolvimento para o estado, sobretudo nas cidades onde as instalações se localizam. Além da melhoria da infraestrutura esportiva para a prática de modalidades de alto rendimento, potencializa a possibilidade do local receber grandes eventos esportivos. Os Centros de Treinamento Pré-jogos são um estímulo para a cultura esportiva”, pontua Romero sobre os benefício de receber as delegações.