Economia / Desenvolvimento

18h04min - 03 de Novembro de 2014 Atualizado em 18h08min

Minas Gerais e Holanda iniciam cooperação para o desenvolvimento da bioeconomia

Parceria que envolve governos, universidades e indústrias visa acelerar pesquisas científicas e produção de tecnologia conjunta

Divulgação
Parceria foi articulada pela Assessoria de Relações Internacionais do Estado e pela holandesa Avans University of Applied Sciences

O Governo de Minas e as províncias de Noord-Brabant e Zeeland, ambas dos Países Baixos, deram nesta segunda-feira (03/11) um importante passo em prol da diversificação econômica e o desenvolvimento sustentável. As regiões iniciaram uma cooperação para promover a pesquisa conjunta, a mobilidade acadêmica e a inovação na bioeconomia – economia sustentável capaz de reunir os diversos setores econômicos que se valem de recursos biológicos.

A parceria entre as regiões foi articulada pela Assessoria de Relações Internacionais do Governo de Minas e pela holandesa Avans University of Applied Sciences, e consolida o papel de Minas Gerais como o estado brasileiro mais ativo em cooperação internacional descentralizada.

Projeto Living Lab Biobased Brasil

O objetivo da cooperação é implementar e coordenar nos próximos quatro anos o Living Lab Biobased Economy Brasil, um ambicioso projeto que reúne governos, universidades, instituições da sociedade civil e empresas das três regiões em torno da bioeconomia. Linvig Lab é um ecossistema de inovação aberta que permitirá o desenvolvimento de uma rede de acadêmicos, a geração de pesquisas conjuntas e a produção de novas tecnologias.

Segundo a chefe da Assessoria de Relações Internacionais do Governo de Minas, Chyara Sales Pereira, o projeto permite que a sociedade mineira dê três grandes passos para o desenvolvimento. “O primeiro passo vai em direção ao fato de ser uma agenda do futuro, possibilitando um primeiro estímulo para a mudança do mind set da sociedade na forma de pensar uma economia sustentável e ambientalmente correta aconteça. O segundo é a possibilitar que o setor da ecotecnologia, demandante por inovação e de alto valor agregador, seja estimulado. O terceiro é que possibilitar que empresas, governo e universidade estejam juntos pensando o mesmo objeto”, avaliou.

Para operacionalizar a cooperação foi criado um grupo de trabalho composto por membros dos governos de cada região, pelas instituições holandesas Avans University of Applied Sciences, HZ University of Applied Sciences, HAS University of Applied Sciences, Centre of Expertise Biobased Economy, Netherlands Foundation for International Cooperation, Foundation Biobased Delta. De Minas Gerais participam do grupo as seguintes instituições: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Viçosa (UFV), Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Parque Tecnológico BHTec, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e Federação das Industrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).

Brasil pode ser referência mundial, diz pesquisa

Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), em pesquisa lançada em outubro deste ano, a indústria ligada à bioeconomia vê com otimismo a situação do Brasil. De acordo com a pesquisa, 92% dos empresários entrevistados acreditam que o país será referência mundial em bioeconomia pelo seu potencial industrial e ecológico.

Apesar do consenso em relação a este potencial, o estudo revela que o país ainda não aproveita de maneira "eficaz" a produção industrial para movimentar o setor, sendo necessárias ações que estimulem o desenvolvimento.

De acordo com Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD), a bioeconomia movimenta atualmente no mercado mundial cerca de 2 trilhões de Euros e gera cerca de 22 milhões de empregos.