13h19min - 14 de Outubro de 2013 Atualizado em 13h39min

Minas Gerais é o palco do maior torneio interclubes do vôlei mundial, informa O Tempo

Edição especial publicada nesta segunda-feira (14) pelo jornal traz todos os detalhes sobre o Mundial de Clubes de Vôlei, torneio apoiado pelo Governo de Minas

Carlos Alberto/Imprensa MG
No dia 16 de setembro, Anastasia recebeu dirigentes esportivos para anunciar a realização do torneio

A partir desta terça-feira (15) Minas Gerais será o palco do Campeonato Mundial de Clubes de Vôlei Masculino da Federação Internacional de Voleibol (FIVB) 2013, torneio que conta com o apoio do Governo de Minas. Todas as 16 partidas da competição serão disputadas no ginásio Divino Braga, em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A edição do jornal O Tempo desta segunda-feira (14) traz um caderno especial de 14 páginas com todos os detalhes sobre o principal torneio de clubes do vôlei mundial: dias dos jogos, times participantes, perfil de jogadores, além de outras curiosidades.

No último mês de setembro, o governador Antonio Anastasia anunciou oficialmente o apoio do Governo de Minas à realização no Estado. Na oportunidade, Anastasia afirmou que a iniciativa está “inserida no projeto de internacionalização do Estado, por meio do qual busca incentivar a realização de eventos com repercussão externa, tanto em turismo de negócios, quanto em entretenimento”.

“Neste ano, tivemos shows importantes no Mineirão, conseguimos com a Copa das Confederações grande visibilidade. A vinda do campeonato mundial de vôlei é mais um passo importante, porque é um esporte especializado, olímpico, muito relevante. Tenho certeza de que Betim será um bom anfitrião e fico feliz por realizar em um município que não é a capital, pois é bom para descentralizarmos a ação das políticas públicas. E faço votos para que o Sada Cruzeiro seja o campeão”, afirmou o governador.

A publicação especial de O Tempo traz detalhes que vão desde a estrutura do ginásio, que tem capacidade para receber sete mil pessoas, dicas para chegar ao local, telefones úteis para orientar o leitor, até o perfil dos principais jogadores e dos times favoritos ao título.

A maior esperança de Minas e do Brasil na competição é o Sada Cruzeiro que, destaca o jornal, estreou no Mundial de Clubes em 2012. O time mineiro esteve a um passo de conquistar a taça no ano passado, mas acabou perdendo para o clube italiano Trentino. “Vice campeão do torneio no ano passado, equipe mineira aposta na maturidade para a disputa do Mundial de Clubes 2013 e para realizar o sonho de ganhar o título inédito para o vôlei masculino do Brasil”, enfatiza a publicação.

Como possível destaque do time mineiro, que pode fazer a diferença na competição e ser decisivo nas partidas, O Tempo cita o levantador Wallace Souza. “A evolução do oposto Wallace Souza foi notável nos últimos anos. Em sua quinta temporada no Sada Cruzeiro, o jogador de 26 anos já se tornou um dos ídolos da torcida.” O caderno especial também traz entrevista com o técnico do clube, Marcelo Mendez, que foi enfático em seu depoimento: “Temos que fazer nossa parte dentro de casa”.

O principal rival do Sada Cruzeiro, o clube italiano Trentino, também mereceu duas páginas na publicação, que destaca os pontos fortes e fracos do adversário. O técnico do Trentino, Roberto Serniotti, também conversou com a reportagem de O Tempo e frisou que “é sempre bom não desacreditar nenhuma equipe”. Conforme o cronograma da competição divulgado no jornal, três partidas acontecem amanhã. O Sada Cruzeiro, que integra o Grupo B, estreia na competição nesta terça-feira, às 20h, contra o La Romana.

Clique aqui e acesse o caderno especial publicado pelo jornal O Tempo (arquivo PDF).