19h14min - 09 de Outubro de 2007 Atualizado em 13h06min - 01 de Julho de 2013

Minas Gerais ganha Pólo de Mineração e Metalurgia

Pólo de Excelência de Mineração e Metalurgia funcionará como plataforma de programas de base científica e tecnológica para otimizar tecnologias, capacitar recursos humanos, diagnosticar a cadeia produtiva e identificar gargalos no importante segmento econômico. Meta do Estado é criar centros avançados de pesquisa para todas as principais cadeias produtivas da economia mineira.

BELO HORIZONTE (09/10/07) – O governador Aécio Neves lançou, nesta terça-feira (9), no Expominas, o Pólo de Excelência de Mineração e Metalurgia, que funcionará como plataforma de programas de base científica e tecnológica para otimizar tecnologias, capacitar recursos humanos, diagnosticar a cadeia produtiva e identificar gargalos no importante segmento econômico. A previsão é de que o Pólo de Mineração e Metalurgia seja instalado na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Em entrevista, o governador destacou que a meta do Estado é criar centros avançados de pesquisa para todas as principais cadeias produtivas da economia mineira.

“O que estamos fazendo em Minas é identificar quais são as atividades econômicas naturais em que o Estado já detém conhecimento, para que possamos transformar Minas em pólos de referência não apenas nacionais, mas internacionais, como, por exemplo, o pólo na área mineral e de metalurgia que está sendo criado agora, como o pólo do café que já foi criado no Sul de Minas, em Três Pontas, como o pólo de inteligência do Leite, na Zona da Mata, e outros que serão criados”, afirmou Aécio Neves.

Além dos três pólos de excelência já criados pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia, está prevista a implantação dos pólos de florestas plantadas, energia, gemas e pedras preciosas, eletroeletrônico e biotecnologia.

Tecnologia e Inclusão Digital

O lançamento do Pólo de Excelência de Mineração e Metalurgia aconteceu durante a abertura da III Feira de Ciência e Tecnologia (Inovatec) e do Fórum Nacional de Secretários de Estado para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação. Em seu pronunciamento, Aécio Neves ressaltou que os investimentos e incentivos destinados ao Sistema Estadual de Ciência e Tecnologia e ao Programa de Inovação e Inclusão Digital vão somar, nestes quatro anos de governo, R$ 5,3 bilhões, recursos do Tesouro do Estado.

“Com estes investimentos do Tesouro do Estado, esperamos mobilizar o governo federal e instituições internacionais para que invistam em Minas outros R$ 5 bilhões, até 2010. Nosso objetivo não é simplesmente promover o conhecimento, mas principalmente utilizá-lo como poderosa ferramenta de combate às desigualdades sociais”, disse Aécio Neves.

Exemplo para o país

O presidente da Finep, Luis Fernandes, que esteve presente à solenidade, representando o governo federal, destacou o exemplo que Minas tem dado ao país, ao cumprir integralmente o que rege a Constituição Estadual, de destinar 1% do orçamento da receita corrente do Estado, que em 2007 será de cerca de R$ 159 milhões, para pesquisa científica.

“Infelizmente, uma minoria dos governos do Estado estão honrando esse compromisso constitucional. Minas está dando um exemplo, que se seguido por todos os governantes das nossas unidades da federação, é a garantia de que o Brasil está seguramente no caminho da sua nova independência na sociedade do conhecimento”, afirmou o presidente da Finep.

Pappe

Durante a cerimônia, foi assinado convênio para lançamento do edital do Programa de Apoio à Pesquisa em Empresa (Pappe), para financiar atividades de pesquisa e desenvolvimento de produtos e processos inovadores, no valor total de R$ 150 milhões, destinados a 17 estados. O Pappe é um programa da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), vinculado ao Ministério de Ciência e Tecnologia, em parceria com as Fundações de Amparo à Pesquisa (Faps) estaduais.

Minas Gerais receberá R$ 24 milhões, sendo R$ 14 milhões da Finep, R$ 5 milhões de contrapartida da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), e R$ 5 milhões da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).

Inovatec

A Inovatec acontece entre os dias 8 e 11 de outubro, no Expominas, com a participação de algumas das mais importantes empresas e instituições brasileiras de desenvolvimento de novas tecnologias. A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior é a apoiadora oficial da feira, promovida pela Minasplan.

O objetivo da feira é apresentar a empresários de diversos setores produtos, serviços, políticas e programas focados na tecnologia como instrumento para alavancar negócios. A feira também divulga os benefícios reais da inovação para a vida das pessoas. Além de empresários, o público-alvo do evento são pesquisadores, cientistas, inventores, estudantes.

Participam do evento todas as instituições vinculadas à Secretaria de Estado de Ciência, tecnologia e Ensino Superior, Embrapa, Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN), Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), Sebrae-MG, Cemig, Biominas e universidades diversas como UFV, UFOP, Unimontes e PUC Minas, entre outras.

Também estiveram presentes à solenidade, os secretários de Estado de Ciência e Tecnologia, Alberto Portugal; e de Meio Ambiente, José Carlos Carvalho; além do vice-prefeito de Belo Horizonte, Ronaldo Vasconcelos, e do presidente da Fiemg, Róbson Andrade.