Agricultura

10h26min - 31 de Julho de 2015 Atualizado em 16h45min

Minas Gerais investe em feira de agricultores familiares

O evento acontece neste final de semana e pretende estimular vendas para produtores do Norte do Estado; fomento é uma das medidas para fortaleces pequenos agricultores

Carlos Alberto/Imprensa MG
Apoio do Estado ao agricultor familiar inclui financiamentos para safra e incentivos às feiras livres

A cidade de Ibiaí recebe neste sábado (1/8) a 1ª Feira de Agricultores Familiares. O evento será promovido por meio da parceria entre a Associação das Comunidades, Sindicato Municipal dos Trabalhadores Rurais e o governo estadual. Participam da feira 15 expositores com os mais variados produtos, desde cortes bovinos, até hortaliças e frutas típicas da região, como a tangerina pokan. Pouca gente sabe, mas o Norte de Minas Gerais é um dos maiores fornecedores de mexerica no Brasil. São esperados cerca de 400 pequenos agricultores para troca de experiências.

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ibiaí promove, anualmente, uma “ação global”, na qual a população tem disponíveis serviços como corte de cabelo, maquiagem, aferimento de pressão e glicose. Este ano, com a ajuda do governo, o sindicato uniu forças com a Associação das Comunidades para promover a feira, evento maior, capaz de oferecer também negócios e cultura, mas sem se esquecer da essência, com os mesmos serviços e todos eles gratuitos.

Durante a feira, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG) vai promover palestras sobre alimentação do gado na seca, um desafio para as propriedades familiares dada escassez hídrica do município. Acontece que nos períodos de estiagem a bovinocultura semi-extensiva sofre grandes perdas. “É de extrema importância iniciativas como essa para estimular a produção local, pois o município não te tradição na promoção de vendas do excedente agrícola. Os pequenos produtores precisam de alternativas e, para o próximo ano, vamos expandir a participação da Emater-MG no evento”, afirma o técnico extensionista Antônio Edivaldo de Moura, responsável pelo escritório da empresa pública em Ibiaí.

O governo investiu R$ 15 mil reais na feira, além das palestras. Essas foram apenas um exemplo das ações em prol da agricultura familiar. Ibiaí e vários outros municípios já estão inscritos em outros dois programas nessa área, o Garantia-Safra e o Aqui Tem

Feira. Os recursos começam a ser disponibilizados ainda este ano.

Garantia-safra

O programa Garantia-Safra do governo estadual, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, garante benefício aos agricultores familiares afetados pela estiagem ou pela seca em mais 160 cidades do semiárido mineiro nas regiões Norte e Vale do Mucuri. Quem perdeu 50% ou mais da safra 2015-2016 receberá R$ 850 em cinco parcelas mensais de R$ 170.

Para este ano, o número de famílias atendidas quase duplicou, saltando de 42 mil, em 2014, para 70 mil em 2015. O investimento para amenizar as perdas também cresceu, de R$ 3,7 milhões para R$ 7,1 milhões. As prefeituras dos municípios afetados devem requerer o auxílio na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário (SDA) até sexta-feira (31/7).

Aqui Tem Feira

Cidades que promovem feiras livres com a produção de agricultores familiares contam agora com auxílio do governo estadual. O Programa de Apoio às Feiras Livres vai fornecer o “kit-feira” para 320 municípios e quatros anos. No total, serão investidos R$ 3 milhões neste período.

Cada kit é composto por 10 barracas, 20 jalecos e 60 caixas plásticas. Também haverá a entrega de balanças digitais e lixeiras. A intenção do Estado é ampliar a venda dos agricultores familiares, contribuindo para a consolidação de assentamentos agrários e para o estímulo para plantação de produtos orgânicos.