Minas por Região
Agricultura

11h44min - 07 de Agosto de 2015 Atualizado em 11h51min

Minas Gerais irá capacitar técnicos para combater desperdício de alimentos

Desenvolvimento Agrário anuncia projetos em seminário da Rede Metropolitana de Banco de Alimentos

Leon Elias/Fumec
O subsecretário de Agricultura Familiar, Luiz Ronaldo Carvalho, durante seminário
O subsecretário de Agricultura Familiar, Luiz Ronaldo Carvalho, durante seminário

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário (Seda) anunciou nessa quinta-feira (6/8) que irá promover cursos de capacitação para fomentar a segurança alimentar e nutricional sustentável em Minas. Essas e outras ações, previstas para os próximos quatros anos, foram apresentadas pela Seda, durante o 1º Seminário da Rede Metropolitana de Banco de Alimentos, realizado nesta quinta-feira, em Belo Horizonte.

Com o objetivo de otimizar recursos e combater o desperdício, a rede metropolitana é formada pelos gestores dos bancos de alimentos de Belo Horizonte, Ribeirão das Neves, Sabará, Betim, Brumadinho, Contagem, Prodal-Ceasa Minas e dos programas Mesa Minas (Sesi) e Mesa Brasil (Sesc). É fruto de um projeto de extensão proposto pela Fumec e UFMG.

Os bancos de alimentos são responsáveis por adquirir produtos através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), e repassar para entidades cadastradas e famílias em situação de vulnerabilidade social. O encontro, no auditório da Fumec, reuniu representantes de bancos de alimentos de 21 municípios mineiros e serviu como troca de experiências entre os integrantes da rede.

Segundo o subsecretário de Agricultura Familiar, Luiz Ronaldo Carvalho, o Estado estava representado no evento com as melhores práticas sobre segurança alimentar, rede e banco de alimentos.

“A Agricultura Familiar deve ser protagonista nesta engrenagem da segurança alimentar, já que esses equipamentos públicos são abastecidos por produtos dos trabalhadores rurais. Nosso papel é fomentar a segurança alimentar e um dos caminhos passa pela capacitação técnica”, disse Carvalho.

PAA movimenta milhões

Segundo o coordenador estadual do PAA, Raul Machado, o PAA movimenta mais de R$ 13 milhões junto aos bancos de alimentos do Estado. Além da Rede Metropolitana, o programa federal atende também os 19 municípios que compõem a Rede Leste de Banco de Alimentos (Relba) e Ubá, na Zona da Mata. “Foi uma boa oportunidade para esclarecer dúvidas dos técnicos sobre o funcionamento do Programa de Aquisição de Alimentos e explicar sobre o processo de adesão dos municípios ao programa”, disse Machado.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato