15h53min - 21 de Agosto de 2015 Atualizado em 15h48min

Minas Gerais terá oito alunos participando do Parlamento Jovem Brasileiro

Atividades da iniciativa, que é realizada anualmente, serão entre os dias 21 e 25 de setembro

A estudante do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Professora Alaíde Lisboa de Oliveira, Milena Ribeiro Leocádio, está entre os alunos mineiros que participarão no próximo mês das atividades do Parlamento Jovem Brasileiro.

O projeto de lei escrito pela estudante prevê a realização de mudanças no currículo do ensino médio, objetivando a capacitação do aluno para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a promoção do desenvolvimento da cultura. De todo o país, foram selecionados 78 projetos, sendo oito de alunos mineiros.

“A primeira coisa que fiz antes de escrever meu projeto foi uma pesquisa com os meus colegas e a maioria deles disse que faltam aulas mais voltadas para cultura, como dança e música, e uma preparação maior para o Enem. Foi aí que decidi fazer essa proposta”, conta Milena.

A edição deste ano do Parlamento Jovem Brasileiro ocorrerá entre os dias 21 e 25 de setembro, quando os estudantes participarão de debates e votações simuladas na Câmara dos Deputados. Com a experiência, espera-se que os jovens tenham melhor compreensão sobre o Poder Legislativo e sobre participação e cidadania.

Milena já está se preparando para a realização das atividades. “Essa será a minha primeira viagem de avião e a primeira vez que irei à Brasília, por isso a ansiedade aumenta. Para os debates estou me preparando muito. Estudando meu projeto e leis que falam sobre educação. Também estou treinando minha oratória”, conclui a estudante.

O número de representantes jovens por estado e pelo Distrito Federal é feita de maneira proporcional, como nas eleições oficiais. São Paulo, por exemplo, que tem o maior número de deputados na Casa, recebe 11 parlamentares jovens, enquanto o Distrito Federal e o Acre, que têm 8 representantes, recebem 1 representante jovem.

Clique aqui e confira a lista dos estudantes selecionados.

Parlamento Jovem Brasileiro

O Parlamento Jovem Brasileiro, ou PJB como é normalmente chamado, é uma oportunidade única para os estudantes de ensino médio vivenciarem na prática, por uma semana na Câmara dos Deputados, a simulação do trabalho dos Deputados Federais, elaborando projetos de leis e debatendo temas de grande importância para o país.

Os estudantes selecionados são empossados como Deputados Jovens e participam ativamente de uma simulação de todo o processo legislativo, mostrando o seu potencial de fazer diferente e de mudar a realidade à sua volta. Neste ano foram inscritos 1.785 mil proposições que foram encaminhadas por jovens de todo o país.