Minas por Região
Saneamento | Meio Ambiente

11h01min - 02 de Junho de 2015 Atualizado em 11h07min

Minas Gerais vai integrar o Plano Nacional de Segurança Hídrica

Programa lançado recentemente pela Agência Nacional de Águas reforça a gestão dos recursos hídricos na região Sudeste

O Governo de Minas Gerais vai participar do Plano Nacional de Segurança Hídrica (PNSH), lançado recentemente pela Agência Nacional de Águas (ANA), órgão vinculado ao Governo Federal.

Esta é mais uma ação anunciada pela força-tarefa criada pelo Estado para o enfrentamento, em Minas Gerais, da crise hídrica que assola principalmente a região Sudeste do país.

O secretário de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães, que coordena a força-tarefa, ressaltou a importância de haver uma aproximação com a ANA para lidar com o problema.

A reunião da força-tarefa, realizada nesta segunda-feira (1/6), teve como convidados dois gestores da ANA: o superintendente de Operações e Eventos Críticos, Joaquim Gondim, e a diretora da agência, Gisela Forattini.

Ambos fizeram uma apresentação do grave quadro de escassez hídrica pela qual passam os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Os representantes da ANA anunciaram que voltarão em breve a Minas Gerais para uma reunião exclusivamente sobre o tema.

Sobre Minas, a diretora da ANA apontou caminhos para a Região Metropolitana de Belo Horizonte, onde o quadro é mais crítico. “As fontes hídricas são as mesmas e não temos como diminuir a dependência delas”, destacou Gisela.

A solução, nesse caso, segundo a representante da agência federal, é repensar a gestão. “Temos que avaliar como vamos gerir essas fontes sem perder de vista o planejamento”, destacou.

Atlas das Bacias

Gisela e Gondim afirmaram também ser importante que, além do PNSH, os estados do Sudeste integrem o Atlas de Poluição de Bacias Hidrográficas, para que se possa melhorar a qualidade da água das bacias e, assim, aumentar a disponibilidade hídrica.

O superintendente elogiou a força-tarefa criada pelo Governo mineiro para tratar a crise hídrica. “A participação de todos os setores envolvidos com a gestão da água e do saneamento é fundamental para rediscutir o papel de cada ente”, avaliou Gondim.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato