Turismo | Governador

19h08min - 13 de Junho de 2013 Atualizado em 08h25min - 01 de Julho de 2013

Minas lança ferramenta inédita no país para facilitar acesso a atrativos turísticos

MinasPass vai oferecer ao turista um diferencial de comodidade e economia na visitação dos atrativos de Belo Horizonte e região

Wellington Pedro / Imprensa MG
MinasPass foi lançado nesta quinta-feira (13) pelo governador Antonio Anastasia

A Copa das Confederações, que começa neste sábado (15), vai atrair milhares de turistas às seis cidades-sede que receberão os jogos das seleções participantes. Com o objetivo de oferecer ao visitante de Belo Horizonte um diferencial de comodidade e economia na visita aos atrativos turísticos, o governador Antonio Anastasia lançou, nesta quinta-feira (13), o MinasPass, ferramenta criada pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur), no âmbito do Programa Turismo de Negócios, executado em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento, com o apoio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-MG) e do Instituto Estrada Real (IER).

O objetivo do passaporte turístico de Minas é facilitar o acesso a produtos e serviços turísticos. A ferramenta também visa fomentar o trabalho em rede de empresas ligadas aos segmentos de negócios e eventos, além de estimular a ampliação da permanência do visitante e aumento da renda gerada durante sua estada.

“Nós estamos lançando o Passaporte do Turismo, para aqueles turistas que nos visitam terem acesso coordenado nos diversos equipamentos de Minas Gerais, de Belo Horizonte. É um passo importante também como um projeto piloto para favorecer o reconhecimento de nosso Estado”, afirmou o governador, em entrevista durante solenidade de entrega de equipamentos de segurança para a Copa das Confederações, na Cidade Administrativa.

O secretário de Estado de Turismo, Agostinho Patrus, detalhou o funcionamento da ferramenta que, segundo ele, é inédita no Brasil. Ele explicou que a vantagem competitiva do MinasPass é fornecer ao turista, por meio de um único passaporte, acesso a vários atrativos turísticos, além de benefícios e descontos nos serviços oferecidos em Belo Horizonte e em localidades situadas a um raio de 150 quilômetros da capital, como Ouro Preto, Mariana e Rio Acima.

“É uma ideia que vem ao Brasil pela primeira vez, mas que a gente pode expandir, no futuro, para outras cidades. Nós esperamos vender, durante a Copa das Confederações, cerca de 10 mil passaportes”, afirmou Agostinho Patrus, dizendo que o objetivo é também agregar o serviço, oferecendo a descontos para as pessoas.

O MinasPass custará R$ 50 quando utilizado para visitar os atrativos turísticos, e R$ 92 quando incluído o serviço Conexão Aeroporto (ida/volta). As vendas do MinasPass começam neste sábado (15). A aquisição será online, no endereço eletrônico www.minasgerais.com.br, por meio de cartão de crédito ou débito. A retirada do cartão será feita nos atrativos cadastrados, mediante a apresentação do voucher de pagamento gerado no ato da compra.

O passaporte é válido por 48 horas corridas, a partir da primeira utilização nos atrativos cadastrados, e funcionará por meio de um cartão magnético, que deverá ser apresentado pelo usuário na portaria dos atrativos.

A escolha dos atrativos turísticos se deu por chamamento público, publicado no Minas Gerais – órgão oficial dos Poderes do Estado –  em março, quando os interessados puderam se habilitar, mediante critérios de elegibilidade. Os pontos turísticos serão divididos em quatro grupos.

“São 15 atrações num primeiro momento e vamos expandir logo depois da Copa das Confederações para mais 15, totalizando 30 atrações. Vamos fazer também para a área de serviços, ou seja, quem comprar o passaporte terá descontos em restaurantes, bares, hotéis em Belo Horizonte. Isso possibilita não só a venda pela internet, como também a compra conjunta dos atrativos para que a pessoa possa programar a sua viagem”, disse o secretário, esclarecendo que o MinasPass passa a ser uma ferramenta definitiva, que irá além da Copa das Confederações.

Os atrativos turísticos disponíveis são: Museu de Artes e Ofícios, Igreja São Francisco de Assis (Pampulha), Museu de Ciências Naturais da PUC, Museu das Minas e do Metal, Jardim Zoo-Botânico e Aquário da Bacia do Rio São Francisco, em Belo Horizonte; Museu do Oratório e Parque Estadual do Itacolomi, em Ouro Preto/Mariana; Igreja Nossa Senhora da Conceição, Igrejinha do Ó, em Sabará; Vale Verde, em Betim; Instituto de Arte Contemporânea Inhotim, em Brumadinho; Museu Peter Lund e Gruta da Lapinha, em Lagoa Santa; e Trem Turístico das Cachoeiras, em Rio Acima.