09h00min - 19 de Fevereiro de 2014 Atualizado em 08h52min

Minas Olímpica Incentivo ao Esporte viabiliza segunda edição do Sul-Americano de Vôlei

Com realização pelo segundo ano em Minas, o evento conta com recursos captados pelo programa que estimula o esporte a partir da dedução de ICMS

Orlando Bento/MTC
O Sada Cruzeiro, atual campeão mundial, e o Vivo Minas são os representantes do Brasil na competição

Oito equipes iniciam a disputa pelo título do Campeonato Sul-Americano de Vôlei, a partir desta quarta-feira (19), em Belo Horizonte. A competição será realizada, até o domingo, dia 23, na Arena Vivo, no Minas Tênis Clube. A realização do torneio, pelo segundo ano consecutivo em Minas Gerais, foi viabilizada pelo Programa Minas Olímpica Incentivo ao Esporte, que incentiva a prática esportiva por meio de dedução de ICMS dos apoiadores dos projetos apresentados à Secretaria de Estado de Turismo e Esportes (Setes).

O projeto para a execução do Campeonato Sul-Americano de Vôlei foi apresentado à Setes pela Federação Mineira de Voleibol (FMV). O coordenador técnico da FMV, Alair Rodrigues, explica a escolha. “Como o Minas é um clube que já possui projetos aprovados em nível nacional e empresas parceiras, eles nos orientaram tanto na criação do projeto apresentado à secretaria, quanto na captação de recursos para a execução do evento”. Mesmo com a ajuda, Rodrigues afirma que o processo de elaboração da proposta foi facilitado pelas informações contidas no edital, publicado no mês de novembro. “O edital é muito claro quanto às possibilidades e restrições. Mesmo sendo o segundo edital, quem tivesse interesse em pleitear o apoio conseguiria facilmente inserir as informações no sistema e gerar a documentação necessária”, elogiou.

Com o projeto aprovado, o passo seguinte foi o de captar recursos. Parceira do Minas Tênis Clube, a ArcelorMittal concretizou o patrocínio no valor integral do projeto, de R$ 399.702,16. De acordo com a empresa, o apoio a projetos esportivos já faz parte da cultura da multinacional. “Temos o hábito de dar todo o apoio para eventos e projetos esportivos da nossa comunidade por acreditarmos que o estímulo a essa área é benéfico para pessoas comuns, atletas, espectadores, além de ser um meio para educar e disciplinar jovens e promover a qualidade de vida”, explicou a assessoria de comunicação da empresa. A ArcelorMittal já é apoiadora também de projetos contemplados pela Lei Federal de Incentivo ao Esporte.

Na semana passada, a Setes divulgou a lista com os primeiros projetos aprovados do Minas Olímpica Incentivo ao Esporte. O edital 002/2013 está aberto até 28 de março.

Além do Campeonato Sul-Americano, outras atividades de vôlei, futsal e mountain bike estão aptas a captar recursos.

Sul-Americano

Oito times representando seis países do continente participam do torneio, entre eles o sediante Vivo Minas; o UPCN, da Argentina, atual campeão continental, e o Sada Cruzeiro, atual campeão mundial, que garantiu sua vaga ao conquistar a Copa Brasil 2014. Disputam ainda o Sul-Americano o Boca Juniors (Argentina), o uruguaio Nacional, o peruano Club Liga Nacional, o boliviano Club Universidad La Salle e o chileno Club ADO.

O campeão sul-americano garante vaga no Mundial de Clubes 2014, que acontece, também pela segunda vez, em Minas Gerais, na cidade de Betim. Anfitrião e atual campeão, o Sada Cruzeiro já está garantido no torneio.

Na competição, as oito equipes foram divididas em duas chaves compostas por quatro times. Eles jogam entre si, dentro do grupo, em turno único. Os dois primeiros avançarão para a semifinal, em cruzamento olímpico. Os vencedores das semifinais se enfrentam na grande decisão, e os perdedores disputam o terceiro lugar.

Os representantes brasileiros no evento estreiam nesta quarta-feira (19). Às 17h, o Sada Cruzeiro tem pela frente o Nacional (Uruguai). Logo em seguida, é a vez do Vivo Minas jogar contra o Club ADO, do Chile. A partida está prevista para começar às 19h30.

Minas Olímpica Incentivo ao Esporte

O Minas Olímpica Incentivo ao Esporte é um mecanismo de incentivo à prática esportiva no estado. Por este instrumento, contribuintes do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) podem obter incentivo fiscal, desde que sejam apoiadores de projetos esportivos aprovados pela Setes.

O processo de envio de projetos é bem simples: as instituições sem finalidade lucrativa, prefeituras e órgãos da administração pública indireta devem inicialmente se registrar no Sistema e enviar um formulário de cadastro para validação da Setes, que, ao receber, fará a liberação do acesso para inserção e protocolo do projeto. Posteriormente, o executor deverá aguardar a apreciação da Equipe Técnica e do Comitê Deliberativo, sempre respondendo as diligências solicitadas. Se for aprovado, o executor poderá captar recursos para a execução do projeto junto a empresas contribuintes do ICMS, devendo prestar contas conforme definido no Decreto 46.308/2013.

Programação de jogos

Quarta-feira (19/02)
15:00 – Boca Juniors (ARG) x Club Liga Nacional (PER)
17:00 – Sada Cruzeiro (BRA) x Nacional (URU)