Palavra do Governador

06h00min - 13 de Junho de 2013 Atualizado em 11h22min - 21 de Abril de 2014

“Minas quer ser a vitrine do Brasil na Copa das Confederações”, afirma Anastasia

Palavra do Governador destaca a infraestrutura, a hospitalidade, a cultura e a gastronomia mineiras como diferenciais do Estado na competição internacional que começa no próximo sábado

Minas Gerais está pronta para receber bem turistas, jornalistas e torcedores que vão assistir à Copa das Confederações deste ano. Depois de alguns anos de planejamento e preparação, o Estado começará a colher os frutos da boa gestão que, dentre outros resultados, conseguiu concluir a reforma do Mineirão dentro do prazo e dos custos previstos.

Na próxima segunda-feira (17), Minas Gerais recebe seu primeiro jogo pelo torneio internacional que reúne os campeões dos continentes e que servirá como o grande teste para a Copa do Mundo de 2014. Taiti e Nigéria se enfrentarão no jogo que abre as portas de Minas para o mundo, no Gigante da Pampulha. A Copa das Confederações é o tema do Palavra do Governador desta semana.

O governador Antonio Anastasia destaca que as expectativas de Minas Gerais são muito positivas para o evento. “A Copa das Confederações é uma espécie de preliminar do grande evento mundial do futebol que é a Copa do Mundo. Aqui teremos três jogos, dois da fase inicial e uma semifinal que possivelmente terá a presença do Brasil. Nós preparamos Belo Horizonte para isso”, lembra.

Anastasia destaca o trabalho realizado no Mineirão, um dos primeiros estádios a ficarem prontos para a Copa das Confederações e um dos mais bonitos e modernos do Brasil. Ele lembra que o novo Mineirão está completamente reconstruído em decorrência de uma inovadora parceria público-privada (PPP). “A obra foi entregue dentro do prazo e no valor contratual estabelecido, o que é muito raro nos dias de hoje em termos de obras públicas no Brasil. E o Mineirão é, dentre todos os estádios que ficaram prontos, aquele que mais foi testado. Já foram realizados muitos jogos, inclusive dois clássicos entre Atlético e Cruzeiro, grandes eventos musicais internacionais e um amistoso da Seleção Brasileira com a Seleção Chilena. Tenho certeza de que o Mineirão será de grande utilidade e um palco muito bonito do belo futebol da Copa das Confederações”, afirma.

Para o governador, a Copa das Confederações será uma grande oportunidade para começar a divulgar o estado como um destino turístico internacional, processo que terá sua culminância na Copa do Mundo de 2014. Por sua infraestrutura, hospitalidade e riqueza cultural e gastronômica, Minas quer ser a vitrine do Brasil e abrir definitivamente suas portas para turistas, eventos e investidores de todo o mundo.

“A Copa das Confederações é uma prévia para a grande oportunidade que terá Minas Gerais para ficar mais conhecida. Por sermos um estado sem acesso marítimo, somos menos conhecidos internacionalmente do que outros como Rio e São Paulo. Então, há um grande esforço do governo e da sociedade mineira para promover Minas Gerais. A oportunidade que teremos é agora, na Copa das Confederações, com a apresentação de uma estrutura de hospitalidade, que vai levar a cultura, a gastronomia mineira e as nossas riquezas para o conhecimento de turistas de todo o mundo”, destaca Anastasia.

Algumas delegações esportivas já conheceram Minas Gerais e mostram interesse em realizar a preparação para a Copa do Mundo de 2014 no estado. A intenção do poder público é atrair o maior número possível de delegações, o que vai promover ainda mais visibilidade internacional.

Para o governador, as Copas da Confederação e do Mundo darão ao estado um reconhecimento inédito dentro e fora do Brasil. Mas, mais do que isso, as competições também deixarão ganhos permanentes para a população no que toca a serviços e infraestrutura.

“A partir de agora, com o Mineirão totalmente reconstruído, teremos um legado fundamental que é a inserção de Minas dentro desse roteiro internacional de grandes eventos. Além disso, vamos ter como legado também obras físicas. O novo Aeroporto Internacional Tancredo Neves, toda a nova rede viária da Região Metropolitana que está sendo realizada pelo Estado, o sistema de BRT, que está sendo construído pela prefeitura, a nova rede hoteleira, que vai aumentar muito o número de leitos disponíveis em Belo Horizonte e Região Metropolitana: tudo isso será um legado muito importante e que dará muito orgulho a todos nós, mineiros”, afirma o governador.

Além do jogo entre Taiti e Nigéria pelo Grupo B, Minas Gerais receberá o jogo entre Japão e México, na sexta-feira (22), pelo Grupo A. Uma das semifinais, entre o primeiro lugar do Grupo A (a chave do Brasil) com o segundo lugar do Grupo B, também acontece no Mineirão na quarta-feira (26). No ano que vem, Minas Gerais receberá seis jogos pela Copa do Mundo.

O Palavra do Governador pode ser reproduzido por qualquer veículo de imprensa, sem ônus. O programa é disponibilizado todas as quintas-feiras nas modalidades texto, áudio e vídeo (em qualidade HD).

Veja aqui a Galeria de Fotos do Palavra do Governador.