Segurança / Defesa Social

14h44min - 24 de Novembro de 2014 Atualizado em 15h08min

Minas terá o primeiro batalhão especializado em desastres e emergências ambientais

Unidade, localizada no Parque do Rola Moça, reunirá bombeiros treinados especialmente para atender as ocorrências de soterramento, inundações e enchentes

O Corpo de Bombeiros Militar inaugura, nesta terça-feira (25/11), às 10h, no Parque do Rola Moça, o seu primeiro batalhão especializado em ocorrências do período chuvoso. O Batalhão de Emergências Ambientais e Desastres (Bemad) vai reunir bombeiros treinados para atender especificamente situações mais complexas em casos de desmoronamentos, deslizamentos e soterramentos, inundações, ocorrências com produtos químicos e incêndios florestais.

Com a ativação do Bemad, o comando ficará centralizado na base do Rola-Moça. As equipes especializadas estarão distribuídas em outros locais e serão acionadas, de acordo com a necessidade. Todos os militares que compõem as equipes do batalhão passaram por um treinamento baseado em normas internacionais. Futuramente, a ideia é que sejam criados semelhantes em cidades do interior.

Em 2013, o Corpo de Bombeiros atendeu 473 ocorrências de desabamentos e desmoronamentos, além de 200 registros de soterramentos e deslizamentos.