11h31min - 02 de Setembro de 2015 Atualizado em 11h26min

Minas terá quase 108 mil estudantes na segunda etapa da Olimpíada Brasileira de Matemática

As provas da segunda fase serão realizadas no sábado (12/9). O resultado será divulgado no site da Obmep no dia 27 de novembro

Ao todo, 107.561 mil estudantes mineiros garantiram presença na segunda etapa da edição deste ano da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Eles se destacaram na primeira etapa da competição e representarão o Estado na segunda fase, que será realizada no dia 12 de setembro.

Ao todo, classificaram-se para a segunda fase 888.822 alunos de 42.311 escolas públicas de todo o país. Confira aqui a lista dos estudantes classificados para a segunda fase.

As provas da segunda fase serão realizadas no sábado (12/9), às 14h30 (horário de Brasília). Serão três horas de prova. O teste será composto de seis questões dissertativas, nas quais os alunos devem explicar (escrevendo) como chegaram ao resultado e expor o raciocínio utilizado.

A prova será realizada em mais de nove mil centros de aplicação organizados diretamente pelo Impa, que também cuida de todo o processo de correção nesta fase (em um primeiro momento, é feita uma correção regional e depois as provas são corrigidas por um grupo de professores que se reúnem no Rio de Janeiro para isso).

O resultado será divulgado no site da Obmep no dia 27 de novembro. Serão premiados 6.500 alunos com medalhas (500 de ouro, 1.500 de prata e 4.500 de bronze), além de menções honrosas.

Os alunos medalhistas na competição serão convidados pelo Impa a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), a ser realizado em 2016, com direito a uma bolsa-auxílio do CNPq no valor de R$ 100 por mês (R$ 1,2 mil por ano).

Na primeira fase da Obmep, Minas Gerais foi o segundo estado brasileiro com o maior número de alunos inscritos na Obmep. Do total de 17.970.745 inscritos de todo o país, 1.889.666 são mineiros. Esses estudantes estão distribuídos por 4.569 escolas públicas de 850 municípios. O primeiro lugar ficou com o estado de São Paulo que teve 3.373.019 alunos e 5.847 escolas de 645 municípios inscritos na competição.

Competição

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é dividida em três níveis. O primeiro é composto por estudantes do 6º e 7º anos do ensino fundamental. No segundo, fazem as avaliações alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental. Já o 3º nível é composto por estudantes do ensino médio.

Criada em 2005, a Obmep busca estimular e promover o estudo da Matemática entre os alunos das escolas públicas, além de contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica. A competição busca estimular e promover o estudo da Matemática entre os alunos das escolas públicas, além de contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica.

A competição é promovida pelos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia e é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Aplicada (Impa) e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).