Trabalho / Social

10h31min - 14 de Agosto de 2015 Atualizado em 13h40min

Ministra destaca que Qualifica SUAS servirá de exemplo para outros estados do país

Programa desenvolvido pelo Governo de Minas Gerais foi destaque em seminário realizado na Câmara dos Deputados, em Brasília

Ana Nascimento/MDS
Ministra Tereza Campello recomendou o programa Qualifica SUAS

A Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) da Câmara dos Deputados promoveu, nesta quinta-feira (13/8), seminário para debater os dez anos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O secretário de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social, André Quintão, representou o Estado no evento.

Durante a abertura do evento e diante de um auditório lotado, a ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello, recomendou o programa Qualifica SUAS, desenvolvido pelo Governo de Minas Gerais e capitaneado pelo secretário André Quintão, como um caso de sucesso que deve ser disseminado em outros estados do Brasil.

“O Governo de Minas Gerais é um exemplo de como melhorar a capacitação e ajudar os municípios na execução dos recursos”, ressaltou Tereza Campello em seu discurso.

O Qualifica SUAS reúne um conjunto de ações planejadas e coordenadas para promover a qualificação e a capacitação continuada dos trabalhadores, a melhoria dos indicadores do SUAS, o alcance das prioridades e metas de aprimoramento pactuadas e a adequação da gestão e do provimento de serviços e benefícios às normativas do Suas.

A ministra destacou ainda os resultados do SUAS desde sua implantação. “Parece pouco, mas há dez anos não tínhamos toda uma rede com a cara da assistência social nem ferramentas de avaliação, como censo SUAS para monitorar e avaliar a política pública”.

Atualmente existem unidades da federação que ainda não aderiam ao SUAS. O Sistema prevê organizar, de forma descentralizada, os serviços socioassistenciais no Brasil, articulando esforços e recursos dos três níveis de governo para a execução e o financiamento da Política Nacional de Assistência Social (PNAS).

A Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) da Câmara dos Deputados é presidida pelo deputado Antônio Brito (PTB/BA), e o requerimento para realização do seminário foi feito pelo Presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Social, deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB/CE).