11h51min - 10 de Dezembro de 2014 Atualizado em 11h54min

Mobilização Social em Minas Gerais atinge marca de 2.182 ações de Saúde

Rede fomentada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) foi fortalecida com a criação de 101 novos Núcleos Municipais de Mobilização durante o ano

José Renato Pinto
O Núcleo Municipal de Astolfo Dutra (SRS Juiz de Fora) promoveu palestra de conscientização sobre Dengue e Chikungunya, para alunos da 4ª e 5ª séries da Escola Municipal Abílio Linhares

A equipe de Mobilização Social, da assessoria de comunicação da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) realizou, entre janeiro e 4 de dezembro de 2014, 2.182 ações por meio dos Núcleos Municipais. As informações são do balanço divulgado pela área, com atividades desenvolvidas e que englobam tanto o Programa Viva Vida, quanto o Programa Permanente de Enfrentamento da Dengue.

O número representa um aumento de 56% nas ações comparado ao ano anterior em que foram registradas 1.395 atividades de mobilização social. Outro dado indica o fortalecimento da Rede de Mobilização, criada em 2007: em 2014 foram criados 101 novos Núcleos de Mobilização em municípios pertencentes às 28 Unidades Regionais de Saúde do Estado. A Rede de Mobilização conta agora com 559 Núcleos Municipais de Mobilização Social.

Esse número expressivo também é comemorado pelas Unidades Regionais de Saúde do Estado, que têm o importante papel de coordenar as ações de todos os municípios. As referências técnicas em mobilização de cada cidade encaminham relatórios e fotos comprobatórias das ações desenvolvidas para as Regionais, que orientam, esclarecem dúvidas e dão suporte a todas as atividades realizadas.

Núcleos de Mobilização Social

O desafio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) é que os 853 municípios de Minas Gerais possuam um Núcleo de Mobilização Social. Ele é composto por referências nas áreas de Comunicação Social, Epidemiologia e Atenção Primária. Entre as atribuições dos Núcleos Municipais está a identificação de parceiros da sociedade civil para que todos juntos consigam alcançar um objetivo comum.

A promoção de ações de mobilização faz parte desse processo de sensibilização do público para determinada causa. Dessa forma, é possível somar esforços e vontades para alcançar um resultado desejado por todos.