Segurança / Defesa Social

13h12min - 10 de Outubro de 2014 Atualizado em 13h41min

Município de Ituiutaba agora conta com 16 câmeras de Olho Vivo

Os recursos para instalação dos equipamentos fazem parte de um pacote de 800 novas câmeras do Olho Vivo em várias regiões de Minas

Dezesseis câmeras de videomonitoramento do projeto Olho Vivo foram inauguradas nesta sexta-feira (10/10) em Ituiutaba, no Triângulo Mineiro. A entrega dos equipamentos e da Central de Monitoramento contou a presença do secretário de Estado de Defesa Social, Marco Antônio Romanelli, do superintendente de Investigações e Polícia Judiciária da Polícia Civil, Jeferson Botelho, e do diretor de Apoio Logístico da Polícia Militar, cel. Fernando Antônio Arantes. A cidade de Ituiutaba é a 14ª a receber o Olho Vivo no Estado.

As 16 câmeras foram instaladas na área central do município, em regiões com aglomerações de comércio. Já a Central de Monitoração está na sede do 54º Batalhão da Polícia Militar. No local trabalham 12 servidores civis e seis policiais militares.

Os recursos para instalação dos equipamentos, da ordem de R$ 1.230.000,00 são do Governo do Estado e fazem parte de um pacote de R$ 50 milhões para implantação de cerca de 800 novas câmeras do Olho Vivo em várias regiões de Minas. Nessa quinta-feira (09/10), foram inauguradas dez câmeras na cidade de Frutal, também no Triângulo. Até dezembro, serão novos 14 municípios a contar com a tecnologia.

Em Ituiutaba, a contratação dos servidores e a manutenção dos equipamentos durante a vigência do convênio, que é de dez anos, é de responsabilidade do município. O valor a ser investido pela Prefeitura durante o convênio é superior a R$ 1,3 milhão.

Balanço

As câmeras estão em funcionamento, em fase de teste, desde 15 de setembro. Desde então, já foram efetuadas duas prisões relacionadas ao crime de tráfico de drogas. Foi apreendido um tablete de maconha na ocasião. Durante seu discurso, na solenidade, o secretário de Estado de Defesa Social, Marco Antonio Romanelli, destacou a importância da tecnologia no combate à violência. Ele lembrou que, nas áreas onde já há Olho Vivo implantado, a redução de ocorrências varia de 30% a 40%. "O Olho Vivo é uma excelente ferramenta no enfrentamento dos crimes, principalmente os roubos, tanto porque inibe a ação dos criminosos, quanto porque pode contribuir com a investigação policial, caso o crime ocorra."