16h26min - 13 de Maio de 2015 Atualizado em 16h24min

Município de Uberaba terá biblioteca pública na zona rural

O novo espaço irá atender cerca de 2.500 pessoas e receberá o equivalente a R$ 26 mil em materiais de acervo

Uberaba receberá mais uma biblioteca, desta vez direcionada para a zona rural da cidade. A nova sede será situada no bairro Abadia, um dos mais antigos da região. A biblioteca vai abranger mais de 15 bairros distantes do Centro e irá atender cerca de 2,5 mil pessoas. O espaço será uma extensão da biblioteca Bernardo Guimarães localizada no Centro, e receberá o equivalente a R$ 26 mil em materiais de acervo, entre livros em impressão comum e Braille, CD’s, DVD’s e audiolivros. A ampliação terá o apoio da prefeitura, que fará a acomodação no local.

A iniciativa de criação de novas bibliotecas foi da Secretaria de Estado de Cultura, por meio do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas Municipais. Foram avaliadas as propostas de cada localidade para a promoção da leitura na sede de cada município e em seus distritos, para a democratização do acesso ao livro e à leitura, e para o estímulo à acessibilidade, entre outros critérios. Para receber o acervo, cada prefeitura formalizou a criação da biblioteca.

A gestora da Biblioteca Pública de Uberaba, Ivanilda Barbosa, explicou que a nova biblioteca irá funcionar no Centro Municipal de Educação Avançada – CEMEA. Além disso, irá melhorar o atendimento, atingindo uma população de 85 mil habitantes. “Vendo a necessidade desses bairros distantes do Centro,  decidimos formalizar a criação de mais uma biblioteca. A parceria com o CEMEA veio como uma luva, pois, é um espaço onde vem sendo feito um trabalho de inclusão social dos moradores”, disse.

Ivanilda Barbosa ressalta que no espaço serão desenvolvidas rodas de leitura de inclusiva, de obras literárias e notícias da cidade, contação de história, clube do desenho, mostras de poemas, fotografia e comemorativas (motivadas por  acontecimentos científicos, literários, de artes plásticas, de música)  e sessão de cinema.

Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas

Além de Uberaba, outros 10 municípios tiveram suas iniciativas aprovadas: Brumadinho, Perdizes, Poços de Caldas, Paula Cândido, Poté, Senhora dos Remédios, Tiros e Araçuaí. Ao todo, o Estado vai investir R$ 260 mil para que os municípios tenham acervos de, no mínimo, mil itens.

Com a gestão da Superintendência de Bibliotecas Públicas e Suplemento Literário, o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas Municipais é responsável pela interiorização dos serviços bibliotecários em Minas Gerais. O sistema coordena, atualmente, 700 Bibliotecas Públicas Municipais no Estado de Minas Gerais.