Social | Trabalho / Social

11h25min - 21 de Agosto de 2013 Atualizado em 11h26min

Municípios de pequeno porte participam de conferências de assistência social

Das pré-conferencias sairão os delegados que estarão na X Conferência Estadual de Assistência Social, em outubro

Os 787 municípios mineiros considerados de pequeno porte no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (Suas) - até 50 mil habitantes - participam, desde terça-feira (20), de 15 pré-conferências regionais de assistência social na área de abrangência das 20 Diretorias Regionais da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese). Das pré-conferencias sairão os delegados que estarão na X Conferência Estadual de Assistência Social, que acontece no período de 16 a 18 de outubro, no Hotel Tauá, em Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

Os delegados dos municípios de médio porte (50.001 a 100 mil habitantes), grande porte (100.001 a 900 mil) e metrópole (mais de 900 mil) já escolheram os seus delegados nas conferências municipais de assistência social, que aconteceram até o último dia 9. Ao todo, cerca de mil delegados participam da X Conferência Estadual, de onde também sairão os representantes para a IX Conferência Nacional de Assistência Social, que será realizada de 16 a 19 de dezembro, em Brasília.

Temática

O tema definido pelo Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas) para as pré-conferências regionais deste ano é a Gestão e o Financiamento na Efetivação do Suas. De acordo com o secretário de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), Cássio Soares, a temática é de fundamental importância para o aperfeiçoamento do Sistema. “As conferências são importantes para que as comunidades contribuam com sugestões e críticas para a eficiência do Suas”, destacou Cássio Soares, que participou de uma série de conferências municipais de assistência social em Minas Gerais neste ano.

Ainda segundo Cássio, a assistência social tem como diretriz a descentralização político-administrativa para os três entes federados (União, estados e municípios). “A participação da população, por meio de organizações representativas, é a primazia da responsabilidade dos governos federal, estadual e municipal na condução dessa política”, pontuou. Em Minas Gerais, o Ceas é o responsável pela realização da X Conferência Estadual de Assistência Social, em parceria com a Sedese, por meio da Subsecretaria de Assistência Social.

Clique aqui e confira o local dos encontros regionais dos municípios. (Arquivo PDF)