Social | Trabalho / Social

16h38min - 27 de Junho de 2013 Atualizado em 09h22min - 01 de Julho de 2013

Municípios mineiros são capacitados para enfrentamento à violência contra a mulher

Ação acontece em sete cidades, com objetivo de estimular um trabalho em rede que proporcione a articulação entre os diversos órgãos

Começa nesta quinta-feira (27), no município de Jequitinhonha, a “Capacitação de técnicas e técnicos que prestam atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar”, promovida pela Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Mulheres (Cepam), da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese).

A ação irá acontecer em sete municípios, de maneira regionalizada – Jequitinhonha, Paracatu, Alfenas, Viçosa, Uberlândia, Montes Claros e Governador Valadares – e tem como finalidade aperfeiçoar os profissionais dos Centros de Referência Especializado no Atendimento à Mulher (Cerna), Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Polícia Civil e Polícia Militar no atendimento desse público.

De acordo com a coordenadora da Cepam, Eliana Piola, a proposta é refletir sobre as práticas e os desafios enfrentados no cotidiano pelas equipes que prestam o atendimento à mulher e estimular um trabalho em rede que proporcione a articulação entre os diversos órgãos.  “Queremos aperfeiçoar o atendimento desses municípios para o enfrentamento da violência contra a mulher, utilizando as ferramentas e as estruturas que cada município dispõe. Para isso, iremos debater diversos temas mostrando as experiências exitosas de cada cidade”, explicou. A expectativa é que 800 profissionais participem da iniciativa, que ocorre até o mês de outubro, conforme cronograma abaixo.

Cepam

Criada em 2007, a Cepam elabora, coordena, avalia e executa ações das políticas públicas estaduais voltadas para o público feminino, além de também ser a responsável pelas ações do pacto nacional pelo enfrentamento à violência contra as mulheres.

Clique aqui e veja a relação de municípios que receberão a capacitação (arquivo PDF).