11h35min - 08 de Janeiro de 2015 Atualizado em 12h24min

Museu Mariano Procópio celebra 150 anos de seu fundador no próximo sábado

Secretário de Estado de Cultura, Angelo Oswaldo, destaca Alfredo Ferreira Lage como um grande colecionista e fundador da nossa museologia

Divulgação/SEC
O Museu Mariano Procópio, em Juiz de Fora

O sesquicentenário de nascimento de Alfredo Ferreira Lage, criador do Museu Mariano Procópio em Juiz de Fora, na Zona da Mata, será celebrado no próximo sábado (10/01). Filho do empresário que construiu a pioneira estrada “União e Indústria”, entre Juiz de Fora e Petrópolis, Alfredo inaugurou um dos mais importantes museus de história e arte do Brasil, em 1921, em homenagem ao seu pai.

O secretário de Estado de Cultura, Angelo Oswaldo, enviou mensagem ao prefeito de Juiz de Fora, Bruno Siqueira, e ao diretor do Museu, Douglas Fasolato, enfatizando a contribuição de Alfredo Ferreira Lage a Minas Gerais e ao Brasil, como um grande colecionista e fundador da nossa museologia.

O criador do Museu Mariano Procópio adquiriu valiosos objetos e obras de arte nos leilões promovidos pelo governo federal, em 1890, ao se desfazer de acervos imperiais. Com isso, o museu de Juiz de Fora veio a contar com preciosas coleções do período imperial sendo considerado um dos mais expressivos do país.