Cultura | Economia / Desenvolvimento

09h20min - 07 de Maio de 2015 Atualizado em 09h28min

Músicos mineiros são selecionados para o XV Prêmio BDMG Instrumental

Doze candidatos mostram composições inéditas nos dias 15, 16 e 17 de maio, com apresentação do grupo Senta a Pua Gafieira

Pat Albuquerque
Grupo Senta a Pua, vencedor do Prêmio Marco Antônio Araújo 2015

Em sua 15ª edição, o Prêmio BDMG Instrumental já tem definidos os candidatos à premiação deste ano. Selecionados por comissão julgadora composta pelos músicos Christiano Caldas, Flávio Henrique e Sérgio Santos, 12 compositores e instrumentistas concorrerão ao prêmio na segunda fase do programa. As apresentações serão realizadas no Teatro Sesiminas, em Belo Horizonte, nos dias 15, 16 e 17 de maio. O acesso será gratuito.

Para o compositor Sérgio Santos, a edição deste ano é marcada pelo número expressivo de candidatos e pela qualidade musical dos participantes de Belo Horizonte e de munícipios do interior de Minas Gerais. “A diversidade de instrumentos apresentados na 15ª edição do prêmio também chama a atenção”, avalia o músico.

No dia 15, a partir das 20h, se apresentam os músicos José Namen (piano), Bernardo Fabris (saxofone), Nilton Moreira (flauta), Gil Costa (saxofone), Expedito Andrade (guitarra) e Breno Mendonça (saxofone). Já no sábado, dia 16, às 19h, participam da semifinal Fred Selva (marimba), Carlos Walter (violão), William Alves (trompete), Guanduo, formado por Eduardo Pinheiro Brandão e Juliano Câmara Santos, (violão de 7 cordas), Alexandre Andrés (flauta) e Léo Pires (bateria).

Nas apresentações abertas ao público os candidatos serão avaliados por nova comissão julgadora, integrada por músicos, jornalistas e críticos da área musical. Dos 12 semifinalistas, seis participam da final no domingo, dia 17, a partir das 19h, quando quatro músicos serão premiados. Os outros dois finalistas, o melhor arranjador e os dois instrumentistas de destaque também ganharão prêmios.

Os quatro vencedores do XV Prêmio BDMG Instrumental receberão R$ 9 mil cada, além da produção de shows em Belo Horizonte e São Paulo, com participação especial de um músico convidado. Na capital paulista, os músicos se apresentarão no programa Instrumental Sesc Brasil, por meio da parceria entre o BDMG Cultural e o Sesc SP.

No domingo, dia 17, antes do anúncio dos vencedores, o grupo Senta a Pua Gafieira fará apresentação como vencedor do Prêmio Marco Antônio Araújo. No repertório, temas do CD “Baile”, escolhido como o melhor álbum instrumental autoral e de produção independente de 2015 em Minas Gerais. À frente do grupo está o músico Rodrigo Torino, que já passou pelo programa Jovem Instrumentista BDMG e foi vencedor do Prêmio BDMG Instrumental em 2010.

Serviço:

XV Prêmio BDMG Instrumental

Dias 15, às 20h, e 16 e 17 de maio, às 19h.

Teatro Sesiminas, Rua Padre Marinho, 60, Santa Efigênia.

Classificação livre

Acesso gratuito mediante retirada de ingresso na bilheteria do teatro

Mais informações: (31) 3241-7181 (Teatro Sesiminas)