Trabalho e Emprego | Trabalho / Social

16h37min - 14 de Março de 2013 Atualizado em 10h49min - 01 de Julho de 2013

Mutirão da Cidadania realiza 1,5 mil atendimentos na primeira etapa

Ação do Governo de Minas garante o exercício básico da cidadania dos mineiros, com a emissão de documentos civis

Divulgação/Sete

A Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego (Sete), em parceria com a Polícia Civil e o Sindicato dos Oficiais do Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado de Minas Gerais (Recivil), realizou, de 4 a 9 de março, a primeira etapa do Mutirão da Cidadania.

A ação garante o exercício básico da cidadania dos mineiros, com a emissão de documentos civis. Foram atendidos, nesta etapa, os municípios de São Francisco de Paula, Candeias, Ibituruna, São Thomé das Letras e São Bento Abade.

O número total de atendimentos nos municípios chegou a 1.585, com a emissão de 203 Carteiras de Trabalho e Previdência Social e cadastro de 114 trabalhadores no Sistema Mais Emprego, por meio do Sine Móvel, da Sete; 582 Carteiras de Identidade, pela Polícia Civil; e 509 Certidões de Nascimento, 165 Certidões de Casamento, 6  Certidões de Óbito, 5 retificações de certidões e 1 reconhecimento de paternidade, pelo Recivil.

Em São Thomé das Letras, Rita Flausiano, de 58 anos, aproveitou a oportunidade para retificar a sua carteira de identidade. “Com esse mutirão não vou precisar ir até Varginha para arrumar a minha carteira. Trouxe também minhas duas filhas, uma vai fazer a identidade e a outra a carteira de trabalho”, conta.

Sheila Fonseca da Silva, de 24 anos, trabalha de diarista. Quando ficou sabendo da chegada do Mutirão da Cidadania na cidade, não perdeu tempo. “Escutei o carro de som avisando sobre a ação aqui em São Thomé das Letras. Como perdi a minha carteira de trabalho, vi que era a oportunidade”, relata. Ainda segundo a jovem, essa é a chance de mudar de emprego. “Quero ver se a partir de agora arrumo um outro trabalho”, planeja.

A ação faz parte de um dos cinco eixos do Projeto Travessia Renda e busca promover a inclusão social e produtiva da população mineira com atuação na empregabilidade do trabalhador e suas oportunidades de geração de renda por meio da educação profissional, elevação de escolaridade, emissão de documentos e apoio à gestão municipal nas políticas de trabalho, emprego e renda.

O Travessia beneficia municípios do norte de Minas, Vale do Jequitinhonha e Vale do Mucuri, com os menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado.

Mutirão de 2013

Outros 35 municípios mineiros vão ser beneficiados pelo Mutirão da Cidadania até agosto deste ano: Abadia dos Dourados, Barra Longa, Campo Azul, Carlos Chagas, Conceição do Mato Dentro, Diogo de Vasconcelos, Dom Joaquim, Frei Lagonegro, Gonzaga, Guaraciaba, Ibiaí , Icaraí de Minas, Iraí de Minas, Jequeri, Lagoa dos Patos, Lagoa Formosa, Lagoa Grande, Malacacheta, Materlândia, Oratórios, Orizânia, Peçanha, Pintópolis, Ponto Chique, Presidente Olegário, Rio Paranaíba, Santa Fé de Minas, Santana do Manhuaçu, São João do Pacuí  São José do Jacuri , São Romão, São Sebastião do Maranhão, Simonésia e Tiros.