Minas por Região
Trabalho e Emprego | Trabalho / Social

12h08min - 19 de Junho de 2013 Atualizado em 10h39min - 01 de Julho de 2013

Mutirão da Cidadania realiza atendimentos nas regiões do Rio Doce e Zona da Mata

Ação, que beneficiou 1.600 pessoas, garante o exercício básico da cidadania dos mineiros, com a emissão de documentos civis

Divulgação / SETE
Joana Darc Senhorinha dos Reis e dona Márcia Senhorinha dos Reis comemoram resultado do Mutirão da Cidadania
Joana Darc Senhorinha dos Reis e dona Márcia Senhorinha dos Reis comemoram resultado do Mutirão da Cidadania

A Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego (Sete), em parceria com a Polícia Civil e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio do Sindicato dos Oficiais do Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado (Recivil), realizou, de 10 a 15 de junho, mais uma etapa do Mutirão da Cidadania. A iniciativa ocorreu nos municípios de Vargem Alegre, São Sebastião do Anta e Imbé de Minas, na região do Vale do Rio Doce; além de Santana do Manhuaçu, Simonésia e Orizânia, na Zona da Mata. A ação garante o exercício básico da cidadania dos mineiros, com a emissão de documentos civis.

O número total de atendimentos nos municípios chegou a 1.600, com a emissão de 248 Carteiras de Trabalho e Previdência Social e cadastro de 17 trabalhadores no Sistema Mais Emprego, por meio do Sine Móvel, da Sete; 584 Carteiras de Identidade, pela Polícia Civil; e 524 Certidões de Nascimento, 194 Certidões de Casamento, 10 Certidões de Óbito e 9 retificações de certidões pelo Recivil.

“Estou com muita sorte", descreveu, em tom de empolgação, a jovem Joana Darc Senhorinha dos Reis, de 17 anos, após fazer sua Carteira de Trabalho, na cidade de Imbé de Minas, na região do Vale do Rio Doce. “Com emprego garantido no comércio, a carteira veio na hora certa. Acabei de conseguir um trabalho na área de vendas aqui na cidade e começo já no próximo sábado”, comemora a jovem.

Também contente com o Mutirão, a mãe de Joana, dona Márcia Senhorinha dos Reis, de 40 anos, acompanhou a filha na entrevista de emprego e na solicitação do documento. "Tenho duas filhas, a caçula ainda não trabalha, mas hoje me sinto realizada com o primeiro emprego da minha mais velha. A minha vida inteira trabalhei na colheita de café, nunca tive esse documento. Todo trabalho é digno, mas queria algo melhor pra minha filha. Ela é tão jovem e já conquistou algo que jamais sonhei ter", destacou, emocionada.

Casados há 38 anos e com quatro filhos “já criados”, o José Galdino Alves, de 59 anos, e dona Gláucia Ferreira Alves, de 55, renovam os votos de fidelidade com a segunda via da certidão de casamento. "Nossa certidão estava muito velha e precisávamos de uma nova. É um belo presente de Dia dos Namorados", relatou José Galdino Alves. A vida inteira tocando a roça de café junto da esposa, o agricultor, de Santana do Manhuaçu, na Zona da Mata, confessa também outra razão para ter procurado o Mutirão da Cidadania. "A carteira de identidade da minha esposa constava que ela não assinava, isto é, que ela era analfabeta. Ela não tem muito estudo, mas sabe assinar sim. Ela sofre muito com isso”, completou José Galdino Alves. Emocionada, dona Gláucia diz que se sente melhor agora. "Tinha vergonha de apresentar a minha identidade, mas agora estou feliz. Continuo na minha mesma vidinha boa com meu marido, lá na lavoura, mas de papel passado, registrado e agora também assinado", afirmou.

Mutirão 2013

O Mutirão da Cidadania vai atender outros 22 municípios mineiros em 2013. Desde março, 34 municípios já foram atendidos. O número total de atendimentos até o momento é de cerca de 10 mil.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato