Social | Trabalho / Social

17h17min - 22 de Agosto de 2013 Atualizado em 17h28min

Mutirão promovido pelo Governo de Minas leva mais cidadania à Chapada Gaúcha

Moradores e comunidades quilombolas tradicionais do Norte do Estado podem aproveitar a oportunidade para emitir documentos e fazer avaliações de saúde

Moradores e comunidades tradicionais quilombolas da região de Chapada Gaúcha, município no Norte de Minas Gerais, poderão participar, até domingo (25), do mutirão de acesso a documentos básicos, como certidão de nascimento, casamento, carteira de identidade, trabalho e a outros serviços, como aferição de pressão arterial e glicose. Cerca de 800 pessoas serão beneficiadas com a ação, que acontece das 9h às 17h, no Galpão Comunitário – Av. São Francisco s/nº, Serra das Arraras, Chapada Gaúcha.

De acordo com o coordenador especial de Políticas Pró-Igualdade Racial (Cepir), da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), Clever Machado, muitas comunidades tradicionais não possuem documentos civis devido à falta de informação e à distância de onde estão situadas, em relação à região central da cidade. “Por uma questão cultural das comunidades quilombolas, ciganas e indígenas, muitas só se preocupam com a documentação quando precisam acessar algum tipo de serviço em que há essa exigência”, explicou.

Não há, no mutirão, nenhum tipo de restrição para ter acesso aos documentos. A ação é uma realização do Governo de Minas Gerais, por meio da Sedese/Subsecretaria de Direitos Humanos, em parceria com o governo federal e a prefeitura de Chapada Gaúcha.

Conferência sobre promoção da igualdade racial

Mais de 400 pessoas, de 73 municípios, irão participar da III Conferência Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Ceppir), no período de 28 a 30 de agosto, no Hotel Tauá, localizado na Região Metropolitana de Belo Horizonte.  Com o tema “Democracia e desenvolvimento sem racismo: por um Brasil afirmativo”, a Ceppir irá propiciar a participação ampla e democrática de diversos segmentos da sociedade mineira, para reafirmar e ampliar o compromisso governamental com políticas de enfrentamento ao racismo e de promoção da igualdade.

Durante a conferência, os representantes dos municípios poderão propor políticas públicas que, posteriormente, serão apresentadas na III Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (III CONAPIR), no mês de novembro, em Brasília.