Saneamento | Meio Ambiente

10h21min - 05 de Junho de 2014 Atualizado em 10h22min

No Dia Mundial do Meio Ambiente, Copasa mostra importância do consumo consciente

Impactos das mudanças climáticas, como verões secos, exigem novas formas de a população lidar com a água

Reflexão e mudança de hábitos. É este o convite que a Copasa faz à sociedade no Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta quinta-feira (05/06). Responsável há 50 anos pelo abastecimento de água e a coleta e tratamento de esgoto em centenas de cidades mineiras, a empresa entende que o consumo consciente deste bem precioso e finito, a água, é fundamental, principalmente em um momento em que as mudanças climáticas já mostram seus impactos no Brasil.

“A água é fundamental para a vida no planeta e preservá-la é um papel de todos nós, desde as empresas de abastecimento público, como é o caso da Copasa, até cada cidadão em seu dia a dia”, afirma o presidente da empresa, Ricardo Simões. Para ele, os últimos três verões de estiagem na região Sudeste, os recordes negativos nos níveis dos reservatórios de água na Região Metropolitana de São Paulo e o consequente racionamento naquela região são um alerta sobre a necessidade de mudanças imediatas de hábitos.

“Na Região Metropolitana de Belo Horizonte, de janeiro a março de 2014 choveu apenas 60% da média histórica para o período”, diz Simões. Ele ressalta também que estudos do IPCC, órgão da ONU que a cada seis anos divulga relatório sobre as mudanças climáticas no planeta, mostram que a temperatura da Terra subiu em média 0,85 graus Celsius nos últimos 100 anos e que isso acarretou mudanças climáticas em todo o planeta, como secas severas e precipitações acima da média. “No caso do Brasil, o que temos visto são verões de estiagem prolongada no Sudeste, o que não era normal”, explica o presidente. Segundo ele, tal cenário de estiagem leva a um raciocínio lógico: se não houver economia de água, ela vai começar a faltar.

É por este motivo, segundo o dirigente, que a Copasa vem trabalhando em todo o Estado para estimular seus clientes a fazerem o uso racional do recurso. As mudanças de hábitos que geram significativa economia de água, de acordo com Simões, podem ser simples: lavar o carro com balde de água no lugar da tradicional mangueira; deixar a torneira fechada enquanto escova os dentes; tomar banhos de no máximo 5 minutos, tempo suficiente para a higiene corporal; aguar as plantas com regador e não com mangueira; não lavar passeio com água tratada.

Esforços da Copasa

A mudança de hábitos da população somada aos esforços que a Companhia faz ao longo de sua história pode contribuir para que todos continuem a contar com água de qualidade na torneira. Desde que foi fundada, em 1963, a Copasa não mede esforços trabalhando junto à sociedade no desenvolvimento de soluções para os desafios ambientais globais. Permanentemente, a empresa atua em frentes de trabalho complementares para preservar os recursos hídricos de forma sustentável.

Um dos esforços foi iniciado pelo Governo de Minas, em 2003, e reforçado em março de 2013, com o lançamento do Programa Água da Gente. Até 2016 serão investidos R$ 4,5 bilhões, beneficiando 15,2 milhões de pessoas com abastecimento de água e 10,1 milhões com serviços de esgoto. Outra ação prioritária da Companhia é a proteção dos mananciais utilizados em seus sistemas de abastecimento público de água. Para isso, mantém 15 reservas ambientais, com um total de 25 mil hectares de áreas preservadas em várias regiões do Estado.

A Copasa desenvolve um processo contínuo de educação sanitária e ambiental de forma a estimular a relação consciente com as águas. Um dos pilares é o Programa Chuá de Educação Sanitária e Ambiental, que informa e conscientiza o público escolar sobre questões referentes à água, esgoto, resíduos sólidos, entre outros. Em 28 anos de atuação, o Chuá já atendeu mais de 2,2 milhões de jovens e crianças.

Bons frutos

O cuidado da Copasa para preservar tem rendido resultados positivos. Prova disso são os dados divulgados em março pelo Instituto Trata Brasil. O relatório "Benefícios econômicos da expansão do saneamento brasileiro” indica 48,1% da população brasileira sendo atendida com coleta de esgoto. Em Minas Gerais, nas áreas de atuação da Copasa, 83% dos mineiros já contam com esse serviço, índice que supera a média nacional. A meta para 2016 é tratar 85% do esgoto coletado. Outro fator citado no estudo aponta que apenas 37,5% de esgoto gerado no país passam por algum tipo de tratamento. Em nosso Estado, a Copasa já trata 70% do esgoto coletado nas áreas onde presta esse serviço.