Palavra do Governador

06h00min - 23 de Agosto de 2012 Atualizado em 11h22min - 21 de Abril de 2014

No Palavra do Governador desta semana, Antonio Anastasia responde a perguntas de cidadãos das regiões Sul, Triângulo e Vale do Mucuri

Segurança Pública, Ensino Superior e o turismo para a Copa do Mundo são os temas abordados no programa.

No Palavra do Governador desta semana, Antonio Anastasia, mais uma vez, responde a perguntas feitas diretamente por cidadãos de três regiões do Estado: Sul de Minas, Triângulo e Vale do Mucuri.

A primeira pergunta é da estudante Luziene Ribeiro, de Lavras. Ela quer saber se Minas Gerais está preparada para receber os turistas que virão ao para a Copa do Mundo.

O governador fala das obras que estão preparando Minas Gerais para a Copa das Confederações em 2013 e para a Copa do Mundo de 2014. A construção de hotéis e obras de mobilidade urbana na capital e a reforma do Mineirão, que está rigorosamente dentro do cronograma. E cita as atrações que certamente irão encantar os turistas que vão visitar nosso Estado durante os eventos esportivos.

“Nós temos a riqueza das águas minerais nas nossas estâncias do Sul de Minas. Nós temos o ecoturismo, nós temos a nossa culinária e gastronomia tão reconhecidas, ou seja, temos já um grande acervo a favor do turista que virá para a Copa do Mundo e para a Copa das Confederações”, destaca Anastasia.

A segunda pergunta é de Charles Martins, estudante de Uberaba. Charles pergunta o que o Governo de Minas está fazendo pelo ensino superior.

O governador fala da estrutura de ensino superior em Minas com 14 universidades federais e duas grandes universidades do Estado, a Unimontes, no Norte de Minas, e a Universidade do Estado de Minas Gerais, a Uemg. E cita as políticas públicas do Governo de Minas para o ensino superior.

“O ensino superior recebe do Estado uma atenção muito especial por meio da Fapemig, a Fundação de Amparo à Pesquisa, com bolsas de estudo, com projetos de pesquisa. E para isso os nosso parques tecnológicos em Belo Horizonte, em Viçosa, Itajubá e Lavras. De tal modo que nós possamos levar o conhecimento gerado na universidade para as empresas, gerando empregos e mais riquezas para os mineiros” enfatiza o governador.

A última pergunta é do motorista José Carlos Sampaio, da cidade de Poté, no Vale do Mucuri. Ele quer saber sobre a segurança na região. Anastasia aponta uma das principais políticas públicas do Estado na área de segurança pública: a criação das Regiões Integradas de Segurança Pública (Risps). Todos os 853 municípios mineiros já contam com a metodologia Integração da Gestão em Segurança Pública (Igesp), responsável pela diminuição dos índices de criminalidade em mais de 50% nos últimos anos.

“As Polícias Militar e Civil trabalham em conjunto, lado a lado, com processos de inteligência para apontar onde a criminalidade está aumentando e, é claro, coibir e diminuir, inclusive, através de processos preventivos, com a participação da sociedade e de cada cidadão”, conclui o governador.

O Palavra do Governador pode ser reproduzido por qualquer veículo de imprensa, sem ônus e de forma espontânea. O programa é disponibilizado todas as quintas-feiras nas modalidades texto (para jornais impressos e online), áudio (para rádio e podcasts/web) e vídeo (em qualidade HD).

Veja aqui a Galeria de Fotos do Palavra do Governador.