15h10min - 15 de Abril de 2015 Atualizado em 15h10min

Nova direção da Rede Fhemig toma posse em evento no BDMG

Foram empossados diretores das unidades administrativas e assistenciais da Rede Fhemig

Renato Cobucci/Imprensa MG
Posse da nova diretoria da Rede Fhemig

Os novos diretores das unidades administrativas e assistenciais da Rede Fhemig foram empossados nessa terça-feira (14/4) em cerimônia presidida pelo secretário de Estado de Saúde, Fausto Pereira dos Santos, no auditório do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG).

Fausto Pereira sublinhou o fato de que a Rede Fhemig é absolutamente estratégica para o Estado. Segundo o secretário, é grande a expectativa do governo quanto à capacidade da Fhemig de se inserir nos sistemas regionais de saúde. “O entropismo das instituições hospitalares é utilizado como um mecanismo de defesa. Nós propomos quebrar essa barreira”, sugeriu. “São muitas as dificuldades, mas a Fhemig é um exemplo de que elas podem e devem ser superadas num conjunto de avanços”.

Em seu discurso, o presidente da Rede Fhemig, Jorge Nahas, afirmou que a nova equipe diretiva da instituição foi composta numa longa caminhada. “Com os novos diretores, vamos dar início a um processo de conhecimento, de reflexão. O processo de composição das equipes é permanente. Temos uma exuberante juventude, essa juventude é um alento para nós”.

Nahas assegurou que a nova equipe será sempre respeitosa com as práticas e com o legado da Fundação, ao mesmo tempo em que irá adotar um comportamento radical, no sentido de pensar a Fhemig de uma maneira mais completa, de forma a integrar o seu passado, o seu futuro e a sua razão de ser. “É obrigação nossa, de cada um de nós, refletir, superar, avançar. Nós não temos uma posição de reinventar tudo, mas temos a obrigação de lançar sobre a Fhemig um olhar diferente”, resumiu o presidente.

A solenidade contou com a presença de autoridades e dirigentes de instituições parceiras da Rede Fhemig, dentre eles o secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães, os deputados estaduais Jean Freire e Cristiano Silveira, o subsecretário de Gestão da Estratégia Governamental, César Cristiano de Lima, o secretário-adjunto de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Vinícius Barros Rezende, a subsecretária de Promoção da Igualdade Racial, Cleide Hilda de Lima Souza, a presidente da Hemominas, Júnia Guimarães, a vice-presidente da Funed, Cármen Lúcia Gomes, a secretária da Política de Igualdade Racial de Nova Lima, Ana Lúcia da Silva, a vice-presidente do Sinttopi, Cláudia Areda, o presidente da MGS, Carlos Wanderley, o presidente do Ipsemg, Hugo Vocurca, o assessor de Políticas e Regulação em Saúde do Ipsemg, Cristiano da Matta Machado, o presidente do PMDB Afro-brasileiro de Minas Gerais, Arcanjo Pimenta e o presidente da Cecref, José Geraldo de Assis.