Social | Trabalho / Social

17h34min - 02 de Julho de 2013 Atualizado em 17h34min

Nova presidente do Conselho Estadual da Mulher quer ampliar a criação de conselhos municipais

Representante da Rede Feminista de Saúde, Neusa Cardoso de Melo assume a Presidência do CEM no lugar de Jovita Levy Ginja

O Conselho Estadual da Mulher (CEM), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), vai intensificar, neste segundo semestre, as ações para implantação e fortalecimento dos Conselhos Municipais dos Direitos da Mulher (CMDMs) em todo o Estado. As informações são da nova presidente do órgão, Neusa Cardoso de Melo, empossada nesta terça-feira (2) em solenidade na Casa dos Direitos Humanos (CDH), em Belo Horizonte.

Atualmente, Minas Gerais conta com 82 CMDMs, instrumentos legítimos de formulação, fiscalização e monitoramento das políticas públicas voltadas para as mulheres no Estado. “A Sedese está atenta no sentido de contribuir para o bom funcionamento do conselho, criando mecanismos para garantir que os direitos das mulheres sejam efetivados”, afirmou Neusa Melo, ressaltando, também, a importância do aperfeiçoamento dos conselhos no interior do Estado como forma de intensificar as ações de combate à violência contra a mulher.

Representante da Rede Feminista de Saúde, Neusa Melo assume a Presidência do CEM no lugar de Jovita Levy Ginja. Ela fica à frente do conselho até o próximo ano, quando assume o órgão um representante governamental. “Gostaria de agradecer todo o apoio e empenho do secretário Cássio Soares e da subsecretária de Direitos Humanos, professora Carmen Rocha, para o bom funcionamento do conselho e a implementação das políticas públicas voltadas para as mulheres em Minas”, enfatizou Jovita Levy durante a solenidade.

Jovita Levy ressaltou a importância do CEM como ferramenta eficaz na defesa dos direitos das mulheres. Ela avalia que o ingresso de Neusa Melo na presidência do conselho continuará representando um avanço nas políticas públicas voltadas para o público feminino. “Somos companheiras de luta de muitos anos e acredito na continuidade das ações que estão sendo implementadas pelo conselho”, afirmou.

“O conselho continuará contando na sua presidência com uma pessoa engajada e comprometida com causas fundamentadas na igualdade de direitos e de oportunidades entre todas as pessoas”, disse a subsecretária de Estado de Direitos Humanos, Carmen Rocha, lembrando que a visão da equidade de gênero deve permear todas as ações do CEM.

Conselho completa 30 anos

Criado em 1983, na gestão do então governador Tancredo Neves, o Conselho Estadual da Mulher completa 30 anos de existência no próximo mês. Com composição paritária, o CEM possui 20 conselheiras, sendo dez da sociedade civil e dez do poder público. Durante esse período, foi protagonista em uma série de ações em favor da cidadania das mulheres mineiras. “No aniversário do conselho, que acontece no dia 24 do próximo mês, estamos organizando uma agenda de eventos para as comemorações”, disse Neusa Melo, ressaltando a importância do CEM como espaço de diálogo entre o governo e a sociedade civil.

“Esse período de existência do CEM foi marcado pelo resgate da trajetória de lutas e conquistas, revigorada pela construção de diretrizes estratégicas, alinhadas às políticas públicas do Governo de Minas em busca de um estado melhor para se viver e da igualdade de direitos e de oportunidades entre todas as pessoas”, enfatizou Carmen Rocha, que também foi presidente do Conselho Estadual da Mulher de Minas Gerais.

Ao longo de sua trajetória, o CEM tem se dedicado ao enfrentamento e combate sistêmico à violência contra a mulher em Minas, com a realização de seminários, palestras, videoconferências e oficinas sobre a Lei Maria da Penha, além do suporte aos municípios para a realização das campanhas dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher e a do Laço Branco: “Homens de Minas pelo Fim da Violência contra a Mulher”.