Trabalho e Emprego | Trabalho / Social

16h16min - 10 de Julho de 2012 Atualizado em 04h12min - 28 de Junho de 2013

Novo espaço para qualificação profissional é inaugurado em Belo Horizonte

O Atelier Escola vai ofertar cursos na área de corte e costura e é todo equipado com máquinas semi-industriais

Thiago Mollica

O secretário de Estado de Trabalho e Emprego, Hélio Rabelo, inaugurou, nesta terça-feira (10), junto à diretora regional adjunta do Senac Minas, Marilene Siqueira, o Atelier Escola, mais um espaço que vai proporcionar aos trabalhadores mineiros a qualificação profissional.

Com o objetivo de levar conhecimentos teóricos e práticos, bem como aumentar as chances dos trabalhadores competirem no mercado de trabalho, o Atelier Escola, que vai ofertar cursos na área de corte e costura, possui significativa estrutura e é todo equipado com máquinas semi-industriais, como galoneira, overloque e de costura reta. A primeira turma do curso de Costureiro teve início no dia 2 de julho e conta com 20 alunos. “Esses alunos terminarão o curso e sem dúvidas vão ter mais chances de ingressarem no mercado de trabalho”, ressaltou o secretário Hélio Rabelo.

“Estamos vivendo um momento ímpar em relação à empregabilidade e qualificação profissional no Estado. Isso graças ao governo de Antonio Anastasia, que vê na geração de empregos de qualidade um pilar para o crescimento de Minas Gerais e dos trabalhadores. Essa parceria com o Senac é de suma importância. Buscamos sempre ter parceiros que, assim como nós, pensam no desenvolvimento do Estado e dos mineiros”, afirmou o secretário.

Para a diretora regional adjunta do Senac Minas, Marilene Siqueira, a parceria com a  Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego (Sete) é de grande valia. “A Sete abriu as portas do Centro Público de Promoção ao Trabalhador (CPPT) à comunidade, e nós do Senac ficamos muito felizes em participar dessa história, contribuindo com o que é necessário e de melhor. A área de imagem pessoal está em franco crescimento e com educação profissional os trabalhadores mineiros terão uma base sólida, bem como melhores condições de competirem no mercado”, ressaltou.

Fabiana Alves Martins, de 29 anos, está desempregada e viu no curso gratuito de Costureiro uma oportunidade de se qualificar e aumentar suas chances de entrar no mercado e trabalho. “Quando fiquei sabendo que ia ter o curso e que ia ser gratuito logo fiz minha inscrição. Fui muito feliz em ser uma das selecionadas. Aprender a profissão de costureira sem dúvidas vai me abrir portas. O curso termina no dia 28 de agosto e no dia 29 já vou estar em busca de uma oportunidade. Além disso, com meus conhecimentos posso atuar como empreendedora individual”, declarou a aluna.

Outra aluna que viu no curso uma porta para seu aprimoramento foi Maria Teresa Luz Moreira. Com 57 anos, a aluna, que também é dona de casa, mãe, autônoma e estudante, calcula seu tempo para conseguir conciliar o curso, que sempre foi seu sonho. “Desde bem novinha tinha o desejo de fazer um curso de costureira, mas nunca tive condições financeiras de participar de um. Gosto demais da área e já trabalho como costureira, mas com conhecimento que obtive sozinha. Este curso está me dando a oportunidade de ter o primeiro contato com os moldes e agora, com esses conhecimentos, vou aprimorar minhas peças. Estou muito feliz”, comemorou.

As aulas do curso são realizadas no período da manhã e têm previsão de término em 28 de agosto. A carga horária do curso é de 160 horas/aula, sendo 4 horas por dia. O Atelier Escola funciona dentro do CPPT Gameleira e fica na rua Cândido de Souza, nº 510, no bairro Nova Cintra.

Para participar dos próximos cursos

Interessados em participar das próximas turmas do Atelier Escola devem se inscrever por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG). Tal programa é voltado para alunos que estejam cursando ou já tenham concluído a educação básica e para trabalhadores empregados ou desempregados com renda per capita de até dois salários mínimos. Mais informações no site www.mg.senac.br/programasenacdegratuidade

Qualificação profissional

Além do Atelier Escola funcionam no local o Supermercado Escola, que no momento não tem turma em execução; a Padaria Escola, com turma em andamento; e será inaugurado no mês de agosto o Açougue Escola.

Outros cursos de qualificação profissional são ofertados aos trabalhadores nas mais diversas áreas. É importante ressaltar que qualquer trabalhador pode participar e que os cursos são totalmente gratuitos. Para se inscrever basta procurar uma das 136 unidades do Sine espalhadas por todo o Estado.