Esportes

10h16min - 14 de Abril de 2014 Atualizado em 14h45min

Novo Mineirão é palco do quarto título desde que voltou às operações, há pouco mais de um ano

A conquista do Cruzeiro no fim de semana foi a quarta entrega de troféu no estádio que, em 2013, também sediou os títulos do Brasileiro, da Libertadores e do Estadual

Palco da Copa do Mundo da FIFA 2014, o Mineirão levantou mais um troféu na tarde deste domingo (13/04), o primeiro deste ano e o quarto desde que foi reinaugurado em dezembro de 2012. Em pouco mais de um ano de operação, o Gigante da Pampulha recebeu 42 partidas de futebol e mais de um milhão de torcedores. “Há exatos 60 dias para a Copa do Mundo, a festa no Mineirão lotado provou em definitivo que temos não só um dos estádios de Copa do Mundo mais testados do Brasil, mas uma arena em perfeitas condições de receber seis jogos do Mundial, sendo um deles a semifinal”, destacou o secretário de Estado de Turismo e Esportes, Tiago Lacerda.

Cerca de 49 mil torcedores acompanharam o empate em 0 a 0 entre Cruzeiro e Atlético. Por ter feito melhor campanha na primeira fase, o Cruzeiro garantiu o troféu do centésimo Estadual, mesmo sem marcar gols. A trajetória celeste até o título registrou 15 partidas, com 11 vitórias e quatro empates. No Mineirão, a equipe atuou oito vezes pelo regional e venceu em sete ocasiões. Além disso, na trajetória vitoriosa que levou o Cruzeiro ao título de campeão brasileiro em 2013, o Gigante da Pampulha foi fundamental. A equipe, tricampeã nacional, fechou o último ano com um faturamento bruto de bilheteria superior a R$ 40 milhões, o maior de sua história. Ainda no ano passado, o estádio foi palco da conquista inédita da Taça Libertadores da América pelo Clube Atlético Mineiro, que levou à arrecadação de R$ 14 milhões em um único jogo, a maior da história do futebol brasileiro.

"O Mineirão é o grande palco do futebol em Minas. No Gigante da Pampulha são comemorados os grandes títulos, dignos do grande futebol que hoje os clubes do estado estão apresentando", comentou o gerente de operações da Minas Arena, Severiano Braga.

O novo Mineirão também foi palco da partida mais emocionante da Seleção Brasileira na Copa das Confederações 2013. Cerca de 57 mil torcedores lotaram o Gigante da Pampulha para assistir a vitória do Brasil por dois a um sobre o Uruguai, pela semifinal do torneio. O jogo teve direito a defesa de pênalti e gol aos 40 minutos. Na fase de grupos da competição, a capital mineira e o Gigante da Pampulha entraram para história do futebol ao ser palco do primeiro gol do Taiti em competição oficial da FIFA.  O volante taitiano Jonathan Tehau, que nunca havia jogado fora de seu continente, marcou um gol que honrou a simpática seleção polinésia na partida Taiti 1 x 6 Nigéria. A outra partida sediada no estádio foi o empate em zero a zero entre Japão e México pela fase de grupos.

Na Copa do Mundo, o estádio receberá quatro jogos na primeira fase, sendo três deles envolvendo cabeças de chave: Argentina, Bélgica e Colômbia. O outro confronto terá a participação da Inglaterra, seleção campeã mundial. Na fase mata-mata, Belo Horizonte sediará uma partida das oitavas de final do torneio e um duelo da semifinal. Craques internacionais como Lionel Messi, Rooney, Kompany, Hazard, Gerrard e Lampard irão pisar no gramado do Gigante da Pampulha.