Minas por Região
Infraestrutura

16h26min - 19 de Dezembro de 2014 Atualizado em 16h27min

Novo plano do Estado vai auxiliar desenvolvimento em locais de grandes projetos minerários

Planejamento regional vai apontar caminhos para o crescimento no Médio Espinhaço em curto e longo prazos, em várias áreas

Rafael Rebuiti/Sedru MG
Para Beatriz Morais (centro), projeto será fundamental para o crescimento ordenado do Médio Espinhaço
Para Beatriz Morais (centro), projeto será fundamental para o crescimento ordenado do Médio Espinhaço

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana (Sedru), lançou, nesta sexta-feira (19), no Museu das Minas e do Metal, na Praça da Liberdade, o Plano Regional Estratégico em torno de Grandes Projetos Minerários no Médio Espinhaço.

O projeto tem o objetivo de traçar as diretrizes para a estruturação dos municípios da região nas áreas da saúde, educação, defesa social, formação profissional, mobilidade urbana, habitação, saneamento, entre outros. O objetivo é atender o aumento de demandas a curto, médio e longo prazos gerado pela chegada de grandes investimentos na exploração de jazidas de minério de ferro por empresas nacionais e multinacionais.

Durante a elaboração do Plano de Desenvolvimento Regional Estratégico, foi priorizada a participação da população local com o intuito de atender às demandas levantadas e legitimar as futuras ações promovidas pelo poder público.

Segundo a subsecretária de Desenvolvimento Regional da Sedru, Beatriz Morais, o Plano Regional Estratégico é fruto de um trabalho de planejamento do Governo do Estado que será fundamental para o crescimento ordenado do Médio Espinhaço. “Sempre pensando na perspectiva de melhoria de vida, o plano, nas suas cinco etapas, foi construído e validado, com os municípios e mineradoras, através de audiência pública. Por meio das orientações de políticas públicas, o plano apresenta ações voltadas para o desenvolvimento sustentável, minimizando os impactos causados pelos empreendimentos minerários e melhorando o desenvolvimento regional através de fatores sociais, econômicos, culturais e ambientais” afirma.

Para a elaboração do plano, o Governo de Minas investiu R$ 370 mil. O projeto foi elaborado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), sob a coordenação do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional de Minas Gerais (Cedeplar).

Médio Espinhaço

O Médio Espinhaço, especialmente a microrregião de Conceição do Mato Dentro, é atualmente receptor de investimentos no setor minerário e, de acordo com a previsão de especialistas, os recursos nesta área devem continuar chegando nos próximos anos. Estima-se que sejam investidos na região cerca de R$ 4 bilhões na área da mineração.

A Vale e a Anglo Ferrous Brazil já possuem termos de compromisso assinados com o Governo de Minas para investir na região e, com isso, gerar 1.300 empregos diretos e 3.300 empregos indiretos.

O Plano Estratégico será direcionado para os 15 municípios que vão sofrer com os impactos inerentes a estes investimentos, como uma ferramenta capaz de proporcionar uma agenda de desenvolvimento, incluindo orientações para um melhor aproveitamento econômico social dos recursos que vão chegar.

“Os municípios enxergam a necessidade desse plano; Conceição do Mato Dentro, Morro do Pilar e Rio Abaixo são alguns dos exemplos disso. É fundamental para a região criar núcleos de discussão. É preciso se posicionar nesse debate, o que é uma carência em todo o Brasil”, alertou o superintendente de Desenvolvimento Regional do Governo de Minas, Wesley Cantelmo.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato