12h18min - 16 de Abril de 2015 Atualizado em 12h17min

Novo secretário de Turismo de Minas Gerais é nomeado

Mário Henrique Caixa disse que é motivo de muita alegria estar à frente de uma secretaria tão representativa e projeta ações para a Oliimpíada

O deputado Mário Henrique Caixa (PCdoB) assume nesta quinta-feira (16/4) o comando da Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (Setur). A pasta era representada pelo Dr. Geraldo Pimenta, do mesmo partido, que deixa a secretaria a pedido.

Caixa vem agregar à secretaria sua experiência política e no mercado de megaeventos esportivos. Como jornalista e radialista, já passou por cinco continentes e mais de 39 países, colecionando cinco coberturas de Olimpíadas (Atlanta em 1996, Sidney 2000, Atenas 2004, Pequim 2008 e Londres 2012), três Jogos Pan- Americanos (Canadá 1999, Santo Domingo 2003 e Rio de Janeiro 2007), três Copas das Confederações (Arábia Saudita 1997, África do Sul 2009 e Brasil 2013) e quatro Copas do Mundo (França 1998, Coreia/Japão 2002, Alemanha 2006 e Brasil 2014), além do Mundial de Clubes 2013, em Marrocos.

De acordo com o secretário, será um grande desafio atuar na área do turismo. Em 2016, o Estado sedia parte da Olimpíada e recebe as delegações Reino Unido, China, Canadá e Irlanda, o que vai contribuir positivamente com o fomento econômico do setor.

“Minas recebeu aproximadamente 7 milhões de visitantes internacionais em 2014, e isso gerou um movimento de R$ 17 bilhões da economia mineira, além de emprego, renda e atrair ainda mais os olhares para a realização de grandes eventos. Destes visitantes, 393 mil estiveram em Belo Horizonte e Região Metropolitana durante a Copa do Mundo. A expectativa é de que em 2016, com as Olimpíadas e as modalidades esportivas e competições, esse número aumente significativamente. E trabalharemos para que isso aconteça”, enfatiza Caixa.

Para ele, é motivo de muita alegria estar à frente de uma secretaria tão representativa para todo o país. Caixa afirma que dedicará todos os seus esforços para dar continuidade ao trabalho que vem sendo realizado desde o início da nova gestão do governo. “Minas possui muitas riquezas. Nossas cidades, gastronomia, produtos e hospitalidade são singulares. Precisamos valorizar o que temos e colocar Minas na agenda do turismo mundial”, analisa.

WTM Latin America

O primeiro compromisso de Caixa é a Feira WTM – World Travel Market, que acontece entre os dias 22 e 24 de abril em São Paulo. O secretário participa da abertura do evento no dia 22 e de uma reunião do Fornatur - Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo do Brasil, que será realizada na feira, no dia 23.

Em sua 3ª edição, a feira mais internacional da indústria do turismo nas Américas oferecerá uma extensa programação de conferências, seminários e workshops para mais de oito mil visitantes durante seus três dias. O evento será realizado no Expo Center Norte, em São Paulo, simultaneamente ao 43º Encontro Comercial Braztoa.