16h23min - 11 de Maio de 2015 Atualizado em 16h23min

Núcleo de Articulação Minas 2016 realiza primeira reunião sobre os Jogos Olímpicos

Comissão vai promover as ações necessárias à realização dos jogos no estado e para a recepção das delegações que aqui sediarão seus treinamentos

Divulgação
O encontro contou com a presença de representantes de diversas secretarias de Estado

Foi realizada nesta segunda-feira (11/5), no Palácio Tiradentes, na Cidade Administrativa, a primeira reunião do Núcleo de Articulação Minas 2016. O Governo de Minas Gerais publicou no mês passado o decreto de criação do Núcleo com vistas aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. O objetivo da comissão é promover as ações necessárias à realização dos jogos previstos para o estado e para a recepção das delegações que aqui sediarão seus treinamentos.

O encontro contou com a presença de representantes das secretarias de estado de Esportes, Governo, Planejamento e Gestão, Turismo, Educação, Cultura, Transportes e Obras Públicas, Desenvolvimento Econômico, Saúde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Desenvolvimento Social, da Subsecretaria de Comunicação e da Governadoria, além de um representante do Grupo Interinstitucional de Proteção Pública.

O secretário de Esportes, Carlos Henrique, coordenador do Núcleo, abriu a reunião apresentando a estrutura do grupo e dados das Olimpíadas. Os demais secretários e representantes de pastas do governo, em seus pronunciamentos, destacaram o empenho que será necessário para a melhor execução do projeto Minas 2016 e colocaram-se à disposição para todas as ações previstas.

Ações

As atribuições do Núcleo Minas 2016 são desenvolver um planejamento estratégico integrado, atender às solicitações do Comitê Olímpico Internacional (COI) e cooperar com a Autoridade Pública Olímpica, com o Comitê Organizador Rio 2016, além dos demais comitês e delegações olímpicas. Vai, ainda, acompanhar os projetos nas áreas de segurança, mobilidade, saúde, voluntariado, cultura, turismo e esportes, promovendo a articulação com órgãos e instituições do setor público e privado, identificando e propondo a criação de oportunidades para que a realização dos Jogos Olímpicos tragam investimentos e desenvolvimento para o estado, especialmente nas áreas de esporte e turismo.

Sub-sede

Belo Horizonte será uma das cidades-sede do futebol durante os Jogos Olímpicos Rio 2016. O torneio será disputado em outras cinco cidades, além da capital: Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Manaus e Brasília.

Único esporte com disputas fora do Rio de Janeiro, o futebol vai espalhar o espírito Olímpico pelo país com a realização de 58 partidas em diferentes regiões. Ao todo, 16 países vão disputar o torneio masculino e 12, o feminino. O Mineirão receberá um total de dez jogos que serão realizados nos dias 03, 06, 10 - em rodadas duplas -, 12, 13, 16 e 20 de agosto.