15h53min - 14 de Março de 2013 Atualizado em 14h25min - 01 de Julho de 2013

Obras dos Terminais Metropolitanos de Sarzedo e Ibirité foram iniciadas

Com investimento de R$ 21,9 milhões, cerca de 40 mil passageiros serão beneficiados. Conclusão das obras está prevista para 2014

Lúcia Sebe / Imprensa MG

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) e do Departamento de Obras Públicas (Deop), deu início às obras dos Terminais Metropolitanos de Ibirité e Sarzedo, que fazem parte do Sistema Metropolitano de Transportes.

Cerca de 40 mil passageiros serão beneficiados e a previsão é de que 600 viagens sejam realizadas por dia. Com investimento de R$ 21,9 milhões, a conclusão das obras está prevista para o primeiro semestre de 2014.

Em ambos os casos, a construção consiste em plataforma de embarque e desembarque, um prédio de apoio com salas para operadores, manutenção, administração, tesouraria, postos médico e policial, bilheteria, sanitários públicos, contemplando ainda um bicicletário anexo.

“O poder público investe e se envolve em projetos amplos como este que interferem diretamente nos principais corredores da cidade. Os terminais vão contribuir para a racionalização das viagens, com impacto positivo no trânsito de Belo Horizonte, além de garantir mais conforto e segurança aos cidadãos”, ressalta o diretor do Deop, Fernando Jannotti.

De acordo com o secretário-adjunto de Transportes e Obras Públicas, Fabrício Sampaio, vários estudos foram realizados para a escolha do local dos terminais. “Os locais foram definidos tendo em vista reduções de percursos, tempo de viagem e número de veículos em circulação no centro da capital, além de minimização dos custos de obra e do impacto em áreas residências", explica.

"Os usuários serão levados por linhas alimentadoras até os terminais, onde poderão optar por linhas expressas ou semiexpressas para chegar à região central da capital mineira. Com a conclusão dos terminais serão implantadas linhas inter-terminais, racionalizando o tempo e evitando que o usuário tenha que se deslocar para o centro da capital”, acrescenta Fernando.

A previsão é de que os avisos de licitação das obras dos outros terminais metropolitanos sejam publicados ainda no primeiro semestre deste ano.

Com investimentos de R$ 8,3 milhões, o Terminal de Sarzedo será construído na MG-040, bairro Santa Rosa de Lima, e receberá cerca de seis mil passageiros por dia no horário de pico, entre 5h e 7h da manhã, em 87 viagens, de acordo com estudos realizados pela Setop.

O Terminal de Ibirité, localizado na rua Francisco de Assis, será construído com recursos na ordem de R$ 12,6 milhões, e receberá cerca de 10 mil passageiros por dia no horário de pico, em 155 viagens.

Programa Terminais Metropolitanos

Ao todo, serão construídos 10 terminais e três reformas. Destes, sete farão a integração com o sistema BRT: Vilarinho, São Gabriel, Morro Alto, São Benedito, Justinópolis e Bernardo Monteiro (região hospitalar), além da atual rodoviária.

As linhas troncais do BRT utilizarão os corredores que estão sendo construídos nas avenidas Antônio Carlos, Pedro I e Cristiano Machado. Ao longo destas avenidas serão instaladas estações equipadas com painéis informativos de chegadas e partidas dos ônibus e câmeras de vigilância. A validação do acesso é feito fora dos veículos em catracas de acesso às plataformas, que serão elevadas para um embarque em nível.

A construção e implantação dos terminais foram anunciadas com investimentos de R$ 187 milhões feitos pelo Governo de Minas e fazem parte do Sistema Metropolitano de Transportes, que consiste em um sistema formado por linhas troncais e alimentadoras, integradas fisicamente através de terminais de integração e estações de transferência, e tarifariamente, através de bilhetagem eletrônica.

O Sistema Metropolitano de Transporte Coletivo possui 3 mil veículos e 740 linhas, que percorrem 643 mil quilômetros de itinerários diariamente, transportando 823 mil passageiros por dia.

Localização dos Terminais Metropolitanos

- Contagem (3 terminais): Vargem das Flores (bairro Darcy Ribeiro), Cidade Industrial e Ressaca (bairro São Joaquim).

- Vespasiano (1 terminal): bairro Morro Alto.

- Santa Luzia (1 terminal): bairro São Benedito.

- Ribeirão das Neves (2 terminais): Justinópolis e bairro Jardim Colonial.

- Ibirité (1 terminal): rua Francisco de Assis.

- Sarzedo (1 terminal): bairro Santa Rosa de Lima.

- Belo Horizonte (3 reformas de terminais e 1 construção): Vilarinho, São Gabriel e a atual rodoviária (que se transformará em um terminal central de BRT Metropolitano) e a construção do Terminal Bernardo Monteiro, na Região Hospitalar, entre as avenidas dos Andradas e Francisco Sales.