Governo

16h41min - 25 de Setembro de 2015 Atualizado em 16h46min

Odair Cunha recebe homenagem do Conselho Regional de Farmácia

Secretário recebeu a Comenda Mérito Farmacêutico 2015, a maior honraria concedida no setor

Secretário Odair Cunha (D) durante a homenagem

Na noite dessa quinta-feira (24/9), véspera do Dia Internacional do Farmacêutico, o secretário de Estado de Governo, Odair Cunha, recebeu do Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais (CRF/MG) a Comenda Mérito Farmacêutico 2015, a maior honraria concedida no setor. Criada em 1998 por meio de resolução do Conselho Federal de Farmácia, a Comenda é outorgada a autoridades e farmacêuticos que se destacaram pelos relevantes serviços prestados à profissão farmacêutica.

Enquanto deputado federal e vice-líder do Governo no Congresso, Odair Cunha atuou na análise e aprovação da Medida provisória (MP) 651/2014, que foi convertida na Lei 13.043/2014, extinguindo a obrigatoriedade da renovação da autorização de funcionamento de farmácias, drogarias, indústrias de medicamentos, distribuidoras e outras empresas do setor. Tal medida desonerou os pequenos e médios estabelecimentos farmacêuticos, que sofriam com as altas taxas cobradas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Na solenidade, realizada no Salão Nobre da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), também foram homenageados os farmacêuticos Djenane Ramalho Oliveira, Alisson Brandão Ferreira e Nadilson da Silva Cunha (em memória).

O secretário recebeu o diploma e a medalha das mãos do diretor secretário-geral do CRF/MG e prefeito de Luminárias, Arthur Maia Amaral, que na ocasião destacou o trabalho de Odair em prol do setor.

“O secretário de Estado de Governo Odair Cunha não é farmacêutico, mas lutou e trabalhou muito pelos nossos entendimentos. Foi ele quem ajudou o estabelecimento de pequeno porte e as pequenas drogarias. Quero agradecer, em nome do Conselho de Farmácia, por todos os serviços prestados, em especial por ter ajudado os pequenos proprietários de farmácia e os micro empreendimentos”, afirmou Amaral.

O presidente do CRF/MG, Vanderlei Machado, ressaltou a atuação de Odair Cunha. “Como presidente do CRF/MG, quero agradecer o secretário de Governo Odair Cunha pelo engajamento que ele sempre teve na Câmara dos Deputados com as causas dos farmacêuticos. Esta homenagem é concedida aos farmacêuticos e às autoridades que apresentaram relevantes contribuições com a profissão e ele foi um deles”, disse.

Ao receber a homenagem, Odair Cunha destacou a importância dos cuidados farmacêuticos para a saúde pública no Brasil. “É um imenso orgulho receber essa homenagem de um Conselho tão importante e que tanto admiro. Se abracei as causas do setor farmacêutico e atuei em sua defesa é porque compreendo a importância do profissional para o serviço público de saúde no Brasil. Aproveito a oportunidade para ratificar o meu compromisso e responsabilidade com todos os profissionais da área”, ressaltou.

O CRF/MG é o segundo Conselho de Farmácia do Brasil em número de farmacêuticos. Atualmente, existem 22.326 profissionais e 11.557 estabelecimentos inscritos na instituição. Para garantir a fiscalização da atividade profissional e da presença do farmacêutico durante todo o horário de funcionamento do estabelecimento, conforme determina a Lei 13.021/2014, o CRF/MG possui 23 fiscais que percorrem os 857 municípios mineiros. Cada um dos quase 12 mil estabelecimentos em atividade no Estado recebe, em média, três visitas dos fiscais todos os anos.

Homenagem Especial da Assembleia

Após a Comenda Mérito Farmacêutico 2015, foi a vez do CRF/MG ser homenageado. Com indicação do deputado estadual Ulysses Gomes, a ALMG realizou Reunião Especial de Plenário para homenagear o Conselho, que em 54 anos de existência, pela primeira vez, recebeu o reconhecimento do Legislativo.

O deputado Ulysses destacou a satisfação em ter solicitado a solenidade. “Queremos demonstrar o reconhecimento do trabalho do farmacêutico, que é também um agente e promotor da saúde. É um profissional que está muito próximo e acessível ao cidadão. Somos agradecidos por podermos contar com o trabalho, dedicação e orientação que oferecem”, declarou.

Para o presidente do CRF/MG, Vanderlei Machado, “ao homenagear o Conselho de Farmácia, a Assembleia homenageia também cada um dos mais de 20 mil farmacêuticos mineiros. Este é o momento de termos reconhecido todo o nosso trabalho e empenho em favor da promoção da saúde”.

Dia Internacional do Farmacêutico

O Conselho da Federação Internacional Farmacêutica (FIP) instituiu, em votação realizada em 2010, o dia 25 de setembro como o Dia Internacional do Farmacêutico. O objetivo é dar uma unidade entre a categoria em todo o mundo.

De acordo com informações do CRF-MG, Minas também comemora a data porque nasceu aqui a primeira Escola de Farmácia da América Latina, fundada há 176 anos, em Ouro Preto (Região Central do Estado). Foram os farmacêuticos da Associação Mineira que convenceram o então presidente Juscelino Kubitscheck da necessidade de regulamentar a profissão.

O farmacêutico atua em 77 atividades, todas elas regulamentadas pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), seja em farmácias e drogarias, em análises clínicas, na área hospitalar, no setor público ou na área industrial. É um profissional que possui grande responsabilidade social.