Trabalho / Social | Economia / Desenvolvimento

16h59min - 02 de Junho de 2015 Atualizado em 16h57min

Oficina traça estratégias para o desenvolvimento regional

Sedru faz mapeamento dos Arranjos Produtivos Locais do Estado com potencial para integrar as Rotas de Integração Nacional

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana (Sedru) apontou cadeias produtivas de Minas Gerais elegíveis para receber investimentos do Programa Rotas de Integração Nacional, do Governo Federal, nos próximos quatro anos. A apresentação foi feita pelo secretário da Sedru, Tadeu Martins Leite, durante Oficina promovida pelo Ministério da Integração Nacional (MI), nesta terça-feira (2/5), no Rio de Janeiro.

A oficina, que teve como objetivo prospectar novas rotas de desenvolvimento na região Sudeste, reuniu representantes dos governos federal, estaduais, de universidades e de entidades voltadas à gestão e ao desenvolvimento locais, para identificar oportunidades e potencialidades que contribuam com o desenvolvimento regional e avançar na delimitação de rotas prioritárias de investimentos do Programa.

“Minas Gerais é o estado da região Sudeste que possui o maior quantitativo de arranjos produtivos locais (195) com representatividade e potencial para integrar as rotas prioritárias, além de já possuir uma política de governo voltada para a dinâmica de desenvolvimento territorial”, afirmou o secretário da Sedru, Tadeu Martins Leite.

O diretor do departamento de Gestão de Programas de Desenvolvimento Regional do MI, Amarildo Baesso, salientou que a oficina promove o diálogo entre as instituições regionais de modo a valorizar potencialidades, equacionar gargalos de produção e fomentar a sinergia entre as atividades relacionadas.  “As rotas devem ser baseadas na articulação de APLs já existentes e com estruturas de governança estabelecidas”, diz.

Resultado da Oficina

A seleção dos Arranjos Produtivos Locais que vão compor as Rotas será feita de acordo com as diretrizes da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR) e baseada em critérios de recorte territorial e setorial. A atividade apoiada deve estar preferencialmente em regiões de mais baixa renda, com baixos custos iniciais de investimento e valor de custeio reduzido. A prioridade é beneficiar os setores que possuam identidade regional, para ampliar a presença no território, sustentabilidade ambiental e vinculação à agricultura familiar.

As propostas de políticas para as Rotas de Integração Nacional e os Arranjos Produtivos Locais selecionados em todo o Brasil serão consolidadas durante a II Semana de Desenvolvimento Regional, a ser realizado em setembro, em Fortaleza (CE).

Rotas de Integração

As Rotas de Integração Nacional constituem a estratégia de inclusão produtiva e desenvolvimento regional do Ministério da Integração Nacional. São redes de Arranjos Produtivos Locais (APL) com o objetivo promover o desenvolvimento regional e a inclusão socioeconômica das regiões menos desenvolvidas do país, em consonância com as diretrizes da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR)