Segurança / Defesa Social

16h05min - 09 de Outubro de 2014 Atualizado em 10h05min - 10 de Outubro de 2014

Olho Vivo é inaugurado na cidade de Frutal, no Triângulo Mineiro

O município é o 13ª a receber as câmeras do Olho Vivo no Estado. Desde 15 de agosto os equipamentos estão em funcionamento, em fase de testes

Dez câmeras de videmonitoramento do projeto Olho Vivo foram inauguradas nesta quinta-feira (09/10), em Frutal, no Triângulo Mineiro.  O secretário de Estado de Defesa Social, Marco Antônio Romanelli, esteve na cidade para oficializar o funcionamento dos equipamentos. As câmeras são controladas de uma Central, também inaugurada, que funciona na sede da 4ª Companhia de Polícia Militar.

A cidade de Frutal é a 13ª a receber as câmeras do Olho Vivo no Estado. Trabalham na Central de Monitoramento, seis servidores civis e sete policiais militares. Os recursos para instalação dos equipamentos, da ordem de R$ 800 mil, são provenientes de emenda parlamentar. Já a contratação dos servidores e a manutenção dos equipamentos durante a vigência do convênio, que é de dez anos, é de responsabilidade do município. O valor a ser investido pela Prefeitura durante o convênio é de cerca de R$ 700 mil.

Durante a solenidade de inauguração, o secretário de Estado de Defesa Social, Marco Antônio Romanelli, destacou o papel da tecnologia no reforço ao combate à criminalidade. Ele citou as estatísticas de diminuição de crimes em áreas onde o Olho Vivo está instalado, da ordem de 30% a 40%, para exemplificar como esse é um projeto que deu certo no Estado e que, por isso, está sendo ampliado. “Temos ainda 14 cidades para receber as câmeras de monitoramento até o fim do ano. Foram investidos cerca de R$ 50 milhões pelo Governo de Minas neste projeto nos últimos meses”.

O diretor de Apoio e Logística da Polícia Militar, cel. Fernando Antônio Arantes, que representou o comandante-geral da instituição, cel. Márcio Martins Sant`Anna, no evento, destacou como o Olho Vivo contribui para aumentar a sensação de segurança da população. “O monitoramento é fundamental para diminuir um dos atuais desafios da Polícia Militar. Ele ajuda o policial a estar cada vez mais presente em uma comunidade cada vez mais crescente.”

A maior parte dos equipamentos do Olho Vivo de Frutal está instalada na área central da cidade. O restante das câmeras está nas vias de entrada e saída do município, para que possa ser possível monitorar os veículos com placa de outras cidades. Frutal faz divisa com São Paulo.

Balanço

Desde 15 de agosto os equipamentos estão em funcionamento, em fase de testes. Em quase dois meses de funcionamento, as câmeras do Olho Vivo já apresentam resultados positivos, segundo o subcomandante da 4ª Cia, capitão Ivanildo Gomes dos Santos. No total, foram presas 14 pessoas nesse período, sendo duas por tentativa e uma por furto consumado; seis por lesão corporal (briga generalizada em um posto de combustível); três por furto de veículo (todos recuperados) e três por uso de drogas, sendo uma com porte ilegal de armas.

Já nos primeiros dias de operação, as câmeras possibilitaram que militares fossem acionados para conter uma tentativa de furto em uma farmácia. Um indivíduo que tentava quebrar o vidro do local foi preso em flagrante. Em razão disso, de acordo com o subcomandante, ocorrências desse tipo não foram mais registradas em Frutal, o que leva a crer que os outros arrombamentos foram feitos pelo mesmo indivíduo. Na sexta-feira (03/10), a PM filmou um atropelamento na cidade. O motorista, que fugiu do local sem prestar socorro, foi localizado pouco tempo depois pelos militares, após ter a placa do veículo filmada pelas câmeras.